Empresa de coleta de lixo mostra dados que rebatem denúncias

A Locar Saneamento Ambiental enumerou as ações implantadas para garantir maior eficiência operacional e melhores condições de trabalho aos trabalhadores da limpeza urbana. Em ofício protocolado na Prefeitura de Cuiabá, na segunda-feira (07), a empresa também refutou as acusações de assédio moral e cobranças excessivas de horas extras de seus funcionários. 

 

Números detalhados pela prestadora de serviço no documento entregue ao Município mostram uma realidade diferente da apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana, Limpeza Pública, Áreas Verdes e Ambiental de Mato Grosso (Sindilimp-MT). A Locar assegura que a carga horária semanal aplicada é de 44 horas semanais, conforme estabelece a legislação, e que as horas extras não ultrapassam 1,2 hora por dia útil a cada colaborador. 

 

“Nos três primeiros meses do ano de 2025, foram computadas 9.131,30 horas extras em janeiro, 8.532,20 em fevereiro e 6.463,70 em março, o que representa, respectivamente, 12,95%, 12,10% e 9,17% do total de horas teóricas mensais calculadas com base no quadro total de pessoal. Ou seja, em média, cada colaborador realizou cerca de 1,2 hora extra por dia útil, muito distante da narrativa sindical de jornadas exaustivas de 12 ou 14 horas diárias”, demonstra. 

 

No mesmo período, foram registradas 1.531 faltas, das quais 1.392 foram de coletores. Também foram apresentados 451 atestados médicos, sendo que 95% correspondem a afastamentos de curta duração (1 a 3 dias). “Mesmo com 10% de reserva técnica na escala, acima do previsto contratualmente, há dias em que há dificuldades de sair — uma realidade imposta pela alta taxa de absenteísmo e não por qualquer falha de planejamento”, argumenta. 

 

A empresa ressaltou seus esforços para modernizar a operação. Segundo ela, atualmente o serviço de coleta domiciliar de lixo já é realizado com veículos de capacidade volumétrica superior à exigida em contrato. Ainda assim, garante que está em fase avançada de aquisição de novos veículos, com previsão de entrega no próximo dia 25 de junho, aumentando ainda mais a eficiência operacional. 

 

Outro ponto destacado pela Locar é a construção de uma nova base operacional no Distrito Industrial de Cuiabá, com área superior a 8.600 m². Com investimento de mais de R$ 500 mil, a previsão é de que a estrutura esteja pronta em até 120 dias, após licença de instalação. O espaço contará com oficina mecânica, sala de treinamentos, departamento de segurança do trabalho e outros setores voltados ao bem-estar dos colaboradores.

 

De acordo com o documento, a Locar também cumpre integralmente suas obrigações trabalhistas, previdenciárias e de segurança do trabalho, mantendo folha de pagamento em dia, entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), exames periódicos, assistência social e canais permanentes de escuta e acolhimento aos colaboradores. A empresa afirma que todas as obrigações previstas na legislação vigente e no contrato administrativo estão sendo rigorosamente observadas. 

 

“Trata-se, portanto, de uma manifestação que, embora revestida de aparência sindical, possui evidente conotação política. Ao se dirigir diretamente ao Prefeito com pedidos de revisão contratual, sem qualquer processo administrativo instaurado ou denúncia protocolada, o sindicato assume uma postura que desvia do seu papel institucional, gerando instabilidade desnecessária e buscando criar desgaste público da imagem da empresa junto à Administração”.



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