Morador de Confresa que sofreu acidente em poço morre à espera de UTI em Cuiabá

Um morador de Confresa morreu nesta segunda-feira (7), no Pronto Socorro de Cuiabá, enquanto aguardava transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Claudinei de Miranda Pinto Messias, de 34 anos, estava internado em estado grave desde a última quinta-feira (3), na unidade de saúde na capital, após ter sofrido um acidente de trabalho em Confresa, na quarta-feira (2).

A família do paciente havia obtido na Justiça duas decisões determinando a transferência dele para uma vaga de UTI, proferidas no sábado (5) e no domingo (6).

O hospital foi notificado, mas a transferência não foi feita, de acordo com a advogada Raizza Sousa Matos Soares. “A primeira venceu no sábado, às 19h30, a segunda venceu no domingo, no mesmo horário, mas nada foi feito”, disse.

O paciente ficou internado na ala vermelha do Pronto Socorro, onde, segundo a advogada, não existe estrutura básica para atender os pacientes em estado grave. “É muito quente lá, não tinha ar-condicionado, as pessoas estavam deitadas nos corredores, o cheiro da sala é horrível, é desumano. Nenhum cidadão deveria passar por isso. Quantos ‘Claudineis’ estão lá sofrendo na mesma situação, algo precisa ser feito”, disse.

Claudinei trabalhava na perfuração de uma cisterna, quando o motor que gerava energia para a máquina de escavação, de aproximadamente 35 kg, caiu dentro do poço, onde ele estava.

Ele foi transferido para a capital com quadro de traumatismo craniano, perfuração no abdômen, a 7ª vertebra quebrada, e queimaduras de 3º grau pelo corpo. O paciente estava ainda com pulmão infeccionado por ter engolido gasolina da máquina durante o acidente.

A reportagem entrou em contato com a administração do Pronto Socorro de Cuiabá e com a Secretaria Estadual de Saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.