Motorista é detido com 105 gramas de ouro em MT
Do G1 MT
Um homem, que não teve a idade divulgada, foi detido neste domingo (4) com 105 gramas de ouro escondidos em um embrulho dentro de um veículo. Ele foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-070, em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá.
Na ação, o condutor alegou que havia extraído o ouro em uma mineradora de Poconé, a 104 km de Cuiabá, e que possuía permissão para a transporte do metal. Ele deve responder por usurpação de bem ou matéria-prima da União.
De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a autorização o homem alegou que tem permissão para a extração e transporte do ouro. No entanto, durante a checagem dos documentos apresentados foi constatado que a permissão da mineradora está vencida desde janeiro deste ano.
Além disso, a autorização para a retirada do ouro está em nome de outra pessoa. Dessa forma, segundo a PRF, somente o dono da permissão pode transportar ou vender o ouro.
O homem apresentou um contrato particular de parceria para a exploração do ouro, porém, o nome dele não consta no registro do contrato com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Ele deve responder pelos crimes de usurpação de bens ou matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização. Ele foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal em Cuiabá.