Suspeito de furto rouba arma de PM e é morto a tiros durante fuga
Do G1 GO
Um homem de 40 anos foi morto a tiros por PMs nesta terça-feira (24), em Anápolis (GO). Segundo a Polícia Civil, o rapaz havia sido detido por furto e conseguiu, quando estava dentro da viatura e sem algemas, roubar a arma de um dos militares. Ele ainda abriu a porta do veículo e tentou fugir, mas foi perseguido pelos agentes e atingido por um disparo.
O caso aconteceu na Avenida Contorno, no Centro da cidade. Segundo o delegado Renato Rodrigues, titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), o homem furtou equipamentos eletrônicos em um estabelecimento comercial.
“Algumas pessoas o acompanharam, viram ele entrando em uma casa e acionaram a PM. No local, foram encontrados os objetos furados. Ele foi colocado no banco de trás e durante o trajeto para a delegacia, avançou no coldre do motorista para tentar roubar a arma dele”, disse o delegado ao G1.
Ainda conforme Rodrigues, nesse momento, houve uma luta corporal e a arma acabou disparando dentro do carro, atingido o assoalho. O suspeito ainda conseguiu tomar o revólver e fugir. O policial que estava de carona desceu e efetuou vários disparos, sendo que um atingiu o homem.
“Nós vamos ouvir os dois policiais nesta tarde para apurar se houve algum excesso por parte deles. Também estamos em busca de imagens de câmeras de segurança verificar o que de fato ocorreu”, destacou.
Sem algemas
De acordo com o major Rodrigo Bispo, os policiais decidiram levar o suspeito no banco de trás e sem estar algemado com base em uma determinação da Justiça que permite a situação.
“Existe a questão da Súmula Vinculante do Supremo [Tribunal Federal], que proíbe o uso de algemas em casos onde o elemento não ofereça risco à sua segurança, em primeiro lugar, e, posteriormente, da sociedade e dos policiais. Hoje a gente trabalha usando o bom senso”, argumentou.
Bispo destacou ainda que o suspeito colaborou com a abordagem e disse que ele não foi conduzido à delegacia no porta-malas da viatura – chamado de cubículo – porque os produtos do furto estavam no local.
O major afirmou que ainda nesta terça-feira a PM vai instaurar um procedimento administrativo para apurar o fato.