Cai o número de acidentes e mortes durante o carnaval em MT, diz PRF
Do G1 MT
O número de acidentes e mortes diminuiu durante o carnaval deste ano em Mato Grosso. Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (2). Segundo a PRF, foram registrados 55 acidentes com 3 mortes no feriado prolongado deste ano. Em 2016, no mesmo período, foram 58 acidentes e 7 mortes.
De acordo com a PRF, foram seis dias de fiscalização nas cinco rodovias que cortam o estado. A operação começou na sexta-feira (24) e terminou à meia-noite desta quinta-feira. “Se comparado ao mesmo período do carnaval do ano passado, tivemos uma redução: 7 mortes no ano passado e 58 acidentes. Só temos a comemorar, é uma somatória de esforços somada a conscientização dos motoristas”, declarou o superintendente da PRF, Arthur Nogueira.
Foi o primeiro carnaval com valores de multas mais pesados aos motoristas. Para o superintendente, os valores influenciaram nas estatísticas. “O reajuste soma com relação ao comportamento do motorista, ele tem pensado mais no momento de fazer uma ultrapassagem ou exceder a velocidade e também no momento de consumir bebida alcoólica e sair dirigindo”, avaliou Nogueira.
Conforme a PRF, o ‘campeão’ de infrações no carnaval deste ano foi o excesso de velocidade: foram 1,3 mil veículos notificados. A ultrapassagem indevida também teve um número significativo de infrações: foram 289.
Em relação aos casos de flagrante por embriaguez ao volante, a PRF registrou 74 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Desses 74, 14 foram presos pois estavam com 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar.