Rede de Enfrentamento recebe premiação no Dia Internacional da Mulher em SP
Assessoria
A Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia conquistou o “Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2017”, concedido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Três iniciativas foram selecionadas em nível nacional e a premiação ocorrerá nesta quarta-feira (08), em São Paulo.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais de segurança pública.
Entre os parceiros da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia estão o Ministério Público de Mato Grosso, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Defensoria Pública do Estado; Secretaria de Estado de Saúde, Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barra do Garças; entre outros.
O referido projeto possui cinco eixos de atuação: Rede de Atenção/Proteção Social da Violência Doméstica; Aplicação humanizada da Lei 11.340/2006 e do procedimento judicial no combate à violência contra a mulher; Plano de Educação Permanente e capacitação para os agentes sociais; Núcleo Acadêmico de Pesquisa; Projeto Educacional e Cultural de Prevenção à Violência Doméstica nas Instituições Públicas de Ensino.
PREMIAÇÃO: O Edital 2017 “Reconhecendo o Trabalho dos Profissionais de Segurança Pública” selecionou iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres em uma ou mais de suas múltiplas formas – física, psicológica, patrimonial, institucional, ciberviolência, etc.
Na primeira fase foram selecionadas onze iniciativas finalistas, que foram visitadas por uma equipe de pesquisadores do FBSP. A relatoria dessas visitas foi encaminhada para o Comitê de Seleção, que escolheu três vencedoras. Além disso, o selo dará origem a uma Casoteca digital – uma coleção online de casos de sucesso – visando a promover o conhecimento e multiplicação das boas práticas desenvolvidas em território nacional.