Área Azul é redimensionada e pontos residenciais se beneficiam com ação
Áreas consideradas residenciais no setor Central, em Barra do Garças, foram excluídas do mapa do Estacionamento Rotativo Pago, a Área Azul, que está em fase de implantação no município. A medida foi tomada depois de exaustivas reuniões, discussões e acordos firmados entre a prefeitura, Câmara, CDL e a empresa BR Tran Soluções em Trânsito, vencedora do processo de concorrência pública.
O quadrilátero mapeado, que abrangeria a avenida Antônio Paulo da Costa Bilego e ruas Independência, Carlos Gomes e Simeão Arraya, foi redimensionado com a exclusão de 10 ruas. Os locais excluídos foram considerados residenciais e, portanto, não encaixariam no projeto que prevê a exploração do estacionamento no setor comercial da cidade.
De acordo com o novo mapa, foram excluídas da Área Azul a avenida Antônio Paulo Bilego, e as ruas Independência (antes da Bororos), Travessa das Bandeiras, Voluntários da Pátria, Caiapó, Salesianos, Castro Alves, Carlos Gomes antes da Monteiro Lobato, Couto Magalhães e Simeão Arraya, antes da XV de Novembro e próximo a Bororos. Os pontos que já tinham sido marcados foram eliminados.
O redimensionamento havia sido discutido na Câmara, contudo, somente com a participação de entidades representativas do comércio é que se chegou ao entendimento preliminar. “Nós apoiamos a criação da Área Azul, mas, dentro dos limites do setor comercial, onde existe uma dificuldade enorme para se estacionar. Houve uma redução, mas a ideia era reduzir ainda mais”, diz o presidente da CDL, José Vitorino Neto.
O lojista ressalta que Barra do Garças se transformou em um polo comercial para Araguaiana, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Torixoréu, Ribeirãozinho, Aragarças e Bom Jardim, em GO, e outras cidades da região, mas os consumidores, quando chegam à cidade enfrentam justamente a falta de estacionamento, cujas vagas estão sendo ocupadas pelos funcionários das lojas. “Precisávamos da ampliação de vagas para atender esse público”, explica.
Modelo
Para a implantação da Área Azul no município, a prefeitura buscou o auxílio de cidades que enfrentaram os mesmos problemas, mas que conseguiram vantagens após a criação do estacionamento. Rio Verde (GO), distante 330 km de Barra, serviu como modelo, onde o projeto foi implantado e hoje recebe elogios de comerciantes e usuários.
Durante o processo de implantação, houve resistências, críticas, mas hoje a população reconhece os benefícios diante da facilidade em encontrar um local para se estacionar. (Com RDNews/Francis Amorim)