União reconhece situação de emergência em Canarana

Diário de Cuiabá

O município de Canarana teve a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Com isso, a cidade pode acessar recursos federais para amenizar os prejuízos causados pela chuva. O reconhecimento, juntamente com outras cidades, duas da Bahia e uma no Paraná, foi publicado no Diário Oficial da União de ontem.

À medida, publicada no Diário Oficial da União, possibilita que prefeituras solicitem apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. No caso de Canarana, o reconhecimento ocorreu porque a cidade foi atingida por inundações e enxurradas.
Neste ano, a Defesa Nacional também reconheceu situação de emergência em Campo Novo dos Parecis. No mês passado, após uma forte chuva, a cidade ficou alagada. Três mil pessoas ficaram desalojadas, além do prejuízo para as plantações.

Neste período chuvoso, mais de 40 cidades no Estado já vinham sendo acompanhadas pela Defesa Civil. Desde o final de semana, a situação piorou em Santo Antônio do Leverger, onde comunidades seguem isoladas. Pontes caíram, ruas estão intrafegáveis, o prefeito inclusive já decretou situação de emergência no município.

Assistência – Para ter acesso a recursos materiais e financeiros, disponibilizados pela Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR). Após análise técnica, o órgão define o valor do recurso a ser disponibilizado.