Juíza do TRE concede liminar e vereador cassado retorna ao cargo na Barra
O vereador por Barra do Garças Jaime Rodrigues Neto (PMDB), que teve o mandato cassado pelo juiz da 47ª Zona Eleitoral, Wagner Plaza Machado Júnior, foi reconduzido ao cargo nesta terça (11), em decisão liminar da desembargadora Nilza Maria Pôssas Carvalho, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Cassado no último dia 5, sob a acusação de captação ilícita de votos, o parlamentar ajuizou uma ação cautelar, com pedido de tutelar liminar, e garantiu o efeito suspensivo da sentença de primeira instância. Jaime Rodrigues permanecerá no exercício do cargo até o julgamento final da ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Com a concessão da liminar, a Câmara de Barra do Garças está desobrigada a dar posse ao primeiro suplente da coligação PMDB/PSB, Ailton Alves Teixeira, o Biroska (PSB). Embora já tivesse conhecimento da decisão, a Mesa Diretora ainda não havia sido notificada da cassação do vereador.
Conforme a sentença do juiz Wagner Plaza, Jaime foi acusado de captar votos em troca de recursos financeiros pelo valor de R$ 200. Ao menos 20 votos teriam sido “comprados” pelo parlamentar, cuja “negociação” teria sido feita por dois cabos eleitorais do então candidato.
Vereador de primeiro mandato, Jaime Rodrigues foi eleito em 2 de outubro com 1.030 votos, sendo o terceiro mais votado em Barra do Garças. Ele é advogado e funcionário da secretaria estadual de Fazenda. A reportagem tentou falar com o parlamentar sobre a decisão do TRE, contudo, as ligações caíram na caixa de mensagens.
Fonte: RDNews/Francis Amorim