Técnico de informática é detido pela Polícia Civil

Assessoria

Um técnico de informática acusado de invasão de dispositivo de informática, foi detido pela Polícia Judiciária Civil, nesta terça-feira (09.05), no município de Confresa (1.160 km a Nordeste).

As diligências iniciaram após a vítima procurar a Delegacia de Polícia, e informar que um profissional da escola havia realizado a manutenção do seu aparelho de notebook. Posteriormente ao fato, a vítima percebeu que a câmera do dispositivo estava gravando automaticamente.

Com base nos relatos, os investigadores procederam com as averiguações do computador, conseguindo identificar um “cracker espião”, instalado no eletrônico.

Diante das suspeitas, os policiais civis localizaram o técnico de informática em poder de um HD externo, no qual foi encontrado na memória um programa espião.

Em seguida, o técnico foi ouvido pelo delegado de polícia André Rigonato, e acabou confessando a ação criminosa. Ele foi autuado no Termo circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometendo em comparecer em juízo.

O suspeito responderá pelo crime de violação de dispositivo de informática, de acordo com o artigo 154-A do Código Penal (Instituído pela Lei 12373/2012 – Lei Carolina Dieckmann).

O delegado de polícia André Rigonato, destacou o empenho dos servidores que não mediram esforços para apurar o caso.

“Vale ressaltar a importância da população de realizar a manutenção de equipamentos em locais credenciados/conhecidos para se evitar constrangimentos com violações a privacidade”, completou o delegado.