Bicicletas apreendidas pela polícia viram cadeiras de rodas para doação
Do G1 MT
Bicicletas apreendidas pela polícia estão se transformando em cadeira de rodas, em um projeto que surgiu dentro da própria delegacia, em Água Boa, a 736 km de Cuiabá. A primeira cadeira, que foi fabricada com as peças de uma bicicleta desmontada, foi doada na terça-feira (23) para a Escola Nova Esperança, da instituição filantrópica Associação Pestalozzi, que atende pessoas com deficiência.
Além de ajudar quem não tem condições de comprar uma cadeira de rodas, o projeto ajuda a solucionar o acúmulo de bicicletas no pátio da delegacia, segundo os policiais Aurélio Mendanha da Silva e Dionelsio Reis, idealizados do projeto.
“Sempre recebemos muitos pedidos de doação de equipamentos como esse na delegacia, mas infelizmente não podemos doar. Essa foi a forma que conseguimos pensar para ajudar essas pessoas”, contou.
O projeto Roda Viva, como foi batizado, surgiu em fevereiro. Os primeiros protótipos foram feitos no mês seguinte, mas, de acordo com Aurélio, não atingiram a qualidade necessária.
“Produzimos três protótipos até chegar a esse resultado final, que reaproveita todas as peças da bicicleta. Esse projeto pode ser repetido por todas as delegacias do estado. O problema de superlotação não é exclusivo de Água Boa”, explicou.