8ª Caravana supera 5 mil cirurgias de catarata; Taques entrega obras na região

a 8ª edição da Caravana da Transformação que ocorre em Barra do Garças deve registrar a marca de 5,5 mil cirurgias de cataratas e 8,1 mil atendimentos no encerramento, previsto para a próxima sexta (11). Os números, divulgados preliminarmente neste sábado (5), foram comemorados pelo governador Pedro Taques (PSDB), que encerrou a participação no evento ao fazer um balanço das ações que iniciaram na terça (1º).

Em coletiva à imprensa, após conversar com pacientes que aguardavam nas filas de atendimento, o tucano considerou a Caravana de Barra do Garças como a maior entre as sete edições realizadas, inclusive, programou para Juína, na região Norte, a 9ª Caravana com data ainda não divulgada. Taques disse que 20 mil pessoas já tinham sido atendidas e que esse número deve subir depois da divulgação do resultado final.

O governador destacou a estadia na região do Araguaia, que começou na segunda (31), em Alto Araguaia, e se encerrava hoje em Barra do Garças. Ele citou as cidades visitadas, onde entregou obras de pavimentação do Programa Pró-Estradas (MT-100), entrega de títulos de regularização fundiária, cerca de mil cartões do Programa Pró-Família, reuniões com prefeitos, lideranças políticas e empresariais, segmentos da segurança pública e religiosa e produtores da agricultura familiar.

“Para vocês terem uma ideia, nós zeramos a expedição de identidades. Mais de mil carteiras foram expedidas e cerca de 5 mil cirurgias foram realizadas. Ainda existem mais de 2 mil pessoas aguardando”. Somente de Barra do Garças, aproximadamente 2,8 mil pessoas foram atendidas com consultas oftalmológicas.

O tucano lembrou que essa foi a terceira caravana realizada na região Leste, atendendo 29 municípios, em Porto Alegre do Norte e Canarana, as duas primeiras, e agora em Barra do Garças. “Todos os municípios foram beneficiados, inclusive, com obras de pavimentação asfáltica”, enfatizou, ao ressaltar que além de oradores de Mato Grosso, estão sendo atendidas também caravanas de outros Estados, como Goiás e até mesmo do Acre, como foi o caso da Caravana de Barra.

Envolvimento

Taques reforçou que todas as secretarias do governo se envolveram nas ações deste evento. “A Caravana da Transformação já se concretiza como um dos maiores programas sociais de Mato Grosso. Em Barra do Garças, entregamos cartões do Pró-Família para mil pessoas em situação de vulnerabilidade e entregamos 40 resfriadores de leite para pequenos”, disse o governador, ao comparar investimentos do seu governo em relação à gestão passada, que entregou em cinco anos 14 resfriadores contra 65 da atual gestão.

Barra

Durante a auto-avaliação, Taques fez questão de apontar números relativos ao município. Segundo ele, o governo está presente em várias frentes, como, por exemplo, na construção do Centro de Convenções, na reforma e ampliação do Porto Baé (avenida Beira-Rio), entrega de 40 resfriadores para a agricultura familiar; aumento do repasse da saúde de R$ 180 mil para R$ 1 milhão, além da reforma das Águas Quentes.
A Caravana em Barra do Garças, segundo o coordenação geral, prossegue até a próxima quarta (9), contudo, a data prevista para o encerramento será na sexta (11).

Justiça Comunitária

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, também esteve presente e destacou a participação da Justiça Comunitária no evento. Conforme ele, as ações procuraram resolver pequenos problemas, inclusive, com exames de DNA. “É uma atenção que não necessita da contratação de advogados, além de questões ambientais. Esse trabalho é de extrema importância porque aproxima a população que não dispõe desse tipo de serviço.”