Mais de seis mil agentes estarão nas ruas para garantir segurança durante eleição

Rafael Machado

Repórter | Estadão Mato Grosso

Mais de seis mil agentes estarão nas ruas para garantir a segurança no primeiro turno das eleições gerais neste domingo, 2 de outubro, em Mato Grosso. Para isso, foi lançada a Operação Eleições 2022 na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, sob o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O secretário da pasta, Alexandre Bustamante, destacou que onde tiver uma urna eletrônica haverá policiais e outros agentes de segurança, para dar tranquilidade aos eleitores, para que exerçam o direito ao voto.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Serenidade, bom senso, tranquilidade e a firmeza necessária. É isso que recomendamos para todo mundo. […] Independente da polarização ou não, o cidadão tem o direito de votar, independente de quem seja, nós vamos fazer o nosso papel de Estado”, destacou.

Bustamante destacou que os agentes foram instruídos a agir para evitar que os principais crimes eleitorais aconteçam no dia, como transporte ilegal de eleitores, boca de urna e desordem.

“O papel da polícia é prevenir e evitar os crimes. A gente vai fazer nessa linha tudo que for necessário para dar tranquilidade, é isso que a gente quer. Muitas equipes estão indo para o interior, para reforçar o interior, para que tenhamos tranquilidade de agora até o final da eleição. A participação social é muito importante, mais que tudo. A polícia está ali para dar segurança, mas o comportamento social é o mais importante para nós”, destacou.

O primeiro turno da eleição geral acontece no domingo. Em Mato Grosso, mais de 2 milhões de eleitores estão aptos a participar do processo, que começa às 7h e termina às 16h. Neste pleito, os eleitores irão escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.



Estadão MT