Ouvidoria eleitoral quase triplica demanda em 2022

Nara Assis | TRE-MT

A Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso recebeu, em setembro deste ano, 9.412 demandas, volume 274% maior que o número registrado em setembro de 2018, quando foi realizada a última eleição geral. Naquela ocasião, houve 2.516 demandas. Em comparação com o mesmo mês de 2020, nas eleições municipais, o aumento é de 153%, já que foram 3.715 demandas. 

Do total de atendimentos de setembro de 2022, 1.612 foram recebidas via Ouvidoria 24 horas, serviço implementado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que consiste nas gravações de demandas de eleitores por telefone fora do horário comercial. Estas solicitações, reclamações, pedidos de informações ou sugestões são atendidas e encaminhadas pela Ouvidoria quando o expediente é retomado. 

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A maioria das demandas de setembro foram referentes a locais de votação, seguidas de solicitações de informações de voto em trânsito, regularidade do título e documentos necessários para a votação. No final de semana do primeiro turno das Eleições 2022, realizado no dia 02 de outubro, a Ouvidoria recebeu 2.021 demandas na véspera (1º/10) e 2.874 demandas no dia do pleito, totalizando 4.895. 

Denúncias via Pardal 

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso recebeu, via aplicativo Pardal, 558 denúncias, entre 16 de agosto e o dia do primeiro turno, em 02 de outubro. Em 2018, contabilizando todo o processo eleitoral, foram feitas 959 denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular via Pardal. Ainda que o dado de 2022 englobe apenas o primeiro turno, a estimativa é que o número não aumente muito até o segundo turno, que ocorrerá em 30 de outubro. 

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressalta que a queda no número de denúncias é reflexo do retorno positivo de partidos, coligações e federações ao trabalho de conscientização feito pela Justiça Eleitoral. “Temos realizado reuniões periódicas com os representantes de partidos políticos, repassando orientações, tirando dúvidas e ressaltando a importância de fazer uma campanha limpa. Quem ganha é a sociedade e os próprios candidatos”. 

O ouvidor eleitoral do TRE-MT, juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho, avaliou como positivos os números da Ouvidoria. “Nós sempre divulgamos os canais de contato, mas isso acaba sendo intensificado no período da eleição. Nosso principal objetivo é atender os eleitores de forma satisfatória, e a implantação do serviço de atendimento 24 horas foi uma das iniciativas pensadas neste sentido”.



Estadão MT