"Anotado", diz Alckmin sobre pedido de ator pela volta do horário de verão
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), respondeu a um pedido de Bruno Gagliasso no Twitter, sobre volta do horário de verão. “Anotado”, disse Alckmin usando emojis. Ele é coordenador da equipe de transição do governo Lula. Até o momento, não há anúncio oficial sobre o tema.
O pedido de Gagliasso foi feito na quinta-feira (3). O ator afirmou que estava aproveitando o momento para pedir ao vice-presidente eleito “que inclua a volta do horário de verão no plano de transição. “Horário de verão é o Brasil feliz de novo”.
O governo Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula no segundo turno das eleições, acabou com o horário de verão em abril de 2019.
Segundo Bolsonaro, à época, a medida foi com base em estudos que analisaram a economia de energia no período e a maneira em como o relógio biológico da população é afetado.
O horário de verão, que costumava durar entre outubro e fevereiro, fazia com que parte dos estados brasileiros adiantasse o relógio em uma hora.
Em agosto, o Ministério de Minas e Energia (MME) pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reexaminasse a necessidade de um eventual retorno do horário de verão. O ONS disse que não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022. No entanto, o operador não informou se o estudo foi concluído e se está descartado o retorno do mecanismo também em 2023.
Horár…
Estadão MT