Militar é preso por desobediência após tiro acidental em quartel
Um sargento do Corpo de Bombeiros foi preso em flagrante por desobediência, na noite de quarta-feira (7), após disparar acidentalmente uma arma de fogo e descumprir uma ordem dada pelo comandante da unidade, em Sorriso (a 418 quilômetros de Cuiabá).
De acordo com o ofício encaminhado à justiça, o incidente aconteceu no Quartel da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar.
Após o disparo acidental dado enquanto o militar manuseava o equipamento, o comandante da unidade recolheu a arma e deu ordem para que ele permanecesse no quartel para que as devidas providências legais fossem tomadas.
O sargento, no entanto, alguns minutos depois, se “evadiu” do local, descumprindo a ordem que recebeu.
Conforme a corregedoria do Corpo de Bombeiros, o disparo acidental não é crime quando comprovada a falta de intenção. Nesse caso, o militar responde por um procedimento disciplinar administrativo.
Código penal militar, no entanto, prevê o crime de desobediência, o que motivou a prisão em flagrante.
A justiça já foi informada e o sargento aguarda preso em seu alojamento pela audiência de custódia.
O militar também realizou exame de corpo de delito, para comprovar que não houve nenhuma lesão ou abuso durante o cumprimento da prisão.
Ainda conforme a corregedoria, se o Ministério Público entender que houve crime militar, o processo será transferido e tramitará na justiça militar, localizada na 11º Vara Especializada em Cuiabá.
Segundo o ofício remetido à justiça, “estão sendo efetuadas diligências visando melhor esclarecer os fatos” e que os autos serão remetidos dentro dos prazos legais.