Perri decreta intervenção e tira Saúde das mãos de Emanuel

O desembargador Orlando Perri determinou, nesta quarta-feira (28), a intervenção do Estado de Mato Grosso na Saúde de Cuiabá.

 

Na decisão liminar, ele destaca que a intervenção inclui a Administração Direta e Indireta, incluindo a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que gerencia os hospitais públicos.

 

O desembargador atendeu a um pedido do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges. Segundo Borges, o setor vive uma “completa calamidade pública” e está colapsado.

 

A determinação foi encaminhada para o governador Mauro Mendes (União) para que – com urgência – ele defina o nome de um interventor, que substituirá o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no comando da Saúde da Capital.

 

“O interventor deverá apresentar, no prazo de 15 [quinze] dias, um plano de intervenção – com os nomes dos cointerventores [se for o caso] –, contendo as medidas que adotará, bem como apresentar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas”, determinou Perri.

 

O desembargador ainda alertou que, caso Emanuel ou secretários ofereçam qualquer embaraço a instalação do novo comando a Saúde, “será considerado como crime de desobediência e, conforme o caso, de responsabilidade, além de eventual improbidade administrativa”.

 

(Mais informações em instantes)

 

Mídia News