Cirurgião de Primavera do Leste morre 40 dias após se casar e causa comoção em MT
A morte do conhecido neurocirurgião Igor Yssao Moreira Yamamaura, de 38 anos, em 31 de julho deste ano, comoveu os cuiabanos.
Igor estava em uma pousada no Lago do Manso quando, por volta das 16h, passou mal e sofreu um infarto fulminante.
No início do ano, ele havia sido diagnosticado com pressão alta e sobrepeso, além de não praticar atividades físicas. Ele chegou a ser socorrido, mas já estava sem vida.
Casado há 40 dias
Igor era casado com a psicanalista Karla Rossana Barros Yamamura. Na data do falecimento, o casal havia completado 40 dias de união oficializada.
Ambos moravam em Primavera do Leste e estavam juntos há três anos.
Karla contou que a relação surgiu como “amor à primeira vista”. Eles se conheceram quando ela era vizinha dos pais de Igor.
“Ele era um homem muito culto, cheiroso, tocava, cantava, tinha uma voz grave. A gente tinha sintonia, telepatia. Eu pensava em uma coisa ele falava, ou a gente falava a mesma coisa ao mesmo tempo. Tenho certeza que ele é a minha alma gêmea”.
Em um vídeo no Instagram, Karla Rossana comunicou os familiares e amigos sobre a morte do marido.
“Ele que salvou tantas vidas, ajudou tanta gente, hoje perdeu a vida”, disse. “Como vocês sabem, faz 40 dias que nos casamos e tínhamos tantos planos, sonhos juntos, e hoje tudo foi por água abaixo”.
Emocionada, ela pediu forças a Deus para seguir em frente sem ele. “Eu sou muito grata por tudo que você fez por mim, por ter realizado tantos sonhos meus, por tanto amor, pela companhia. Eu te amo e vou te amar para sempre”.
Em outra rede social, Karla classificou o dia da morte de seu marido como sendo o mais triste de sua vida.
“Perdi para sempre o meu esposo; nós, recém-casados, com tantos planos e sonhos… Tudo se findou! Peço orações para o meu amado para que ele tenha paz e esteja junto do criador. E que Deus me dê força para superar essa perda”.
No dia 1º de agosto, Karla estava a caminho da Capital para o velório e sepultamento do marido.
Reprodução
Igor e Karla haviam se casado há 40 dias, após três anos de relacionamento
Sonhos deixados para trás
A viúva de Igor revelou que ele pretendia abrir um hospital especializado em neurocirurgia em Primavera do Leste, mas que o falecimento dele interrompeu o sonho.
Além disso, o neurocirurgião pretendia expandir a família com Karla por meio de inseminação. Ambos pretendiam ter gêmeos e os nomes deles já estavam escolhidos.
Igor ainda não era pai biológico, mas, segundo Karla, era um excelente padrasto para o filho dela. Inclusive, estava organizando uma festa de aniversário com a temática de homem aranha para o menino.
“Ele amava a profissão, amava operar. A gente estava muito feliz, muitos planos, de ter os bebês, as viagens… Não é fácil”, afirmou Karla.
Já havia escapado da morte
Ao longo dos anos, Igor passou por dois graves acidentes, mas saiu vivo de todos.
O primeiro ocorreu em 2016, no Rio Grande do Sul, quando se acidentou de moto e precisou passar por cirurgia.
O mais recente foi de carro em janeiro deste ano. Nesse acidente, Igor fraturou cinco costelas. Foi necessário fazer fisioterapia e tomar medicação para amenizar as dores da lesão.
“Eu estou sem acreditar, porque ele sofreu acidentes gravíssimos e sobreviveu e uma coisa idiota o matou interrompendo os nossos sonhos. A gente brincava que ia ficar até velhinho junto. Era um homem forte, cheio de vida”.
O médico e o ser humano
Igor se formou em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2007 e se especializou em neurocirurgia pela Santa Casa de Campo Grande.
Colegas de trabalho lamentaram profundamente a perda de Igor.
“Inacreditável. Trabalhava aqui com nós. Estamos sem entender. Pessoa humana e humildade em pessoa”, lamenta um deles.
Outro colega o descreveu como “inteligente”, “habilidoso” e “gênio”.
O Conselho Regional de Medicina emitiu nota de pesar. “O CMR-MT se solidariza e presta condolências a todos os familiares, amigos e ex-pacientes nesse momento de imensa tristeza”, diz trecho da publicação.