Jayme sugere mudança de postura para Abílio conseguir espaço no Congresso

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso

O senador Jayme Campos (União) disse que o deputado federal eleito Abílio Brunini (PL) terá que mudar sua postura para cumprir o mandato na Câmara Federal, em Brasília. Abílio ganhou destaque nacional no final de semana após a publicação de um vídeo nas redes sociais em que minimiza os atos de vandalismo realizados por bolsonaristas radicais no Congresso Nacional, no último dia 8.

Jayme destacou que o Congresso Nacional é um “outro departamento” e que Abílio terá que ser habilidoso para conseguir seu espaço e mostrar serviço.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Ninguém pode desmerecer a capacidade do Abílio. Ele é um político que tem suas expertises, tem sua maneira de fazer política, mas isso é nível de estado, quando está caçando voto. Quando ele vai para o Poder Legislativo, em Brasília, na Câmara Federal, é claro que ele vai ter que procurar seu espaço, ser habilidoso, para que ele possa, de fato, materializar as suas propostas”, disse Jayme, em entrevista à imprensa nesta semana.

Na avaliação do senador, o deputado eleito terá que ser menos agressivo e ter uma atuação mais pacífica para prosperar em Brasília. A comparação é com o mandato de vereador por Cuiabá, no qual Abílio ficou marcado como uma figura de intenso enfrentamento, gerando até algumas cenas icônicas.

“Vereador de Cuiabá não terá o mesmo palco em Brasília. Tem 513 deputados federais, quando reúne o Congresso Nacional são 594 congressistas no mesmo espaço”, destacou.

Quando vereador, Abílio chegou a ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. No entanto, ele conseguiu retornar ao cargo após a Justiça ter identificado irregularidades na tramitação do processo que levou à perda de mandato.

REPERCUSSÃO

O vídeo de Abílio ganhou grande repercussão no final de semana. Nele, o deputado eleito grava o Salão Verde e ameniza os danos causados por bolsonaristas radicais que invadiram, além do Congresso, a sede dos Poderes, em Brasília, em protesto contra o resultado das eleições. Na gravação, Abílio ainda “alerta” seus seguidores que “se você fica só assistindo pela internet parece que está tudo quebrado em Brasília, mas não é verdade”.

Uma mulher, que se declarou petista, interrompeu o vídeo e rebateu as declarações feitas pelo parlamentar eleito.

Abílio declarou nas redes sociais que o conteúdo foi retirado de contexto. Ele destacou que em nenhum momento defendeu a invasão ou a destruição, reconheceu que os atos são crimes e defendeu punição a quem os praticou.



Estadão MT