Botelho prevê Mesa sendo definida no limite final de negociações

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), afirmou que decisão sobre quem vai disputar a Mesa Diretora será tomada na reta final da eleição. 

  

A pouco mais de uma semana da disputa, que ocorre no dia 1º de fevereiro, Botelho ainda tenta entrar em acordo com o deputado Max Russi (PSB) para evitar uma disputa direta, já que o parlamentar também pleita o cargo da presidência da Casa.

 

“Possivelmente essa semana vamos continuar conversando para ver se a gente consegue entrar em um consenso”, disse.

 

“Ainda não chegamos nisso, mas é assim mesmo. Mesa é sempre assim, acaba quase no final, como falamos aqui em Cuiabá vai ser no ‘espreme-gato’. Então, é isso que nós vamos fazer”, acrescentou.

 

Na tarde de segunda-feira (23), Max se reuniu com aliados na intenção de “contar votos” para saber se tem condições de disputar a presidência da Assembleia contra a reeleição de Botelho.

 

Atualmente, Botelho estaria com pelo menos 14 votos, o que lhe daria o retorno à presidência do Legislativo no próximo biênio. No entanto, o líder do PSB não estaria tão atrás, já que Max alega ter apoio de até 11 deputados.

 

Apesar de ainda não entrarem em consenso, Max não descartou a possibilidade de fazer uma composição com Botelho. Segundo ele, a resposta final dependeria da opinião de seus aliados.

 

Botelho é presidente desde 2017, sendo reeleito por três vezes para os mandatos bienais. Já Max foi 2º vice-presidente em 2017, e desde 2019 é primeiro-secretário. Esses são os cargos mais importantes da Mesa.

 

A Mesa Diretora

 

A Mesa Diretora é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.

 

A segunda mais importante é o primeiro secretário, que comanda o orçamento da Assembleia, na casa superior de R$ 500 milhões.

 

Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário, e quarto secretário.

 



Mídia News