Deputados têm até segunda para definir nomes de chapa; veja rito
Os deputados estaduais terão até às 18h da próxima segunda-feira (30) para entregarem a composição das chapas para concorrer ao comando do Legislativo neste biênio (2023-2014).
A informação consta no edital de convocação, divulgado na segunda-feira (23). O documento ainda trata do rito de posse dos parlamentares, que ocorre no dia 1º de fevereiro, uma quarta-feira.
Apesar de o regimento permitir a disputa, nas últimas eleições, os parlamentares têm apresentado apenas uma chapa de consenso, fazendo com que as tratativas e negociações ocorram nos bastidores.
Assim, a tendência é que apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente Eduardo Botelho (União), que busca a reeleição, seja apresentada. Na composição, ainda será mantido os nomes do primeiro-secretario Max Russi (PSB) e da vice-presidente Janaina Riva (MDB).
Os outros quatro cargos, como segundo vice-presidente, segundo-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário devem ser definido ainda nesta semana.
A eleição ocorrerá logo após a posse dos novos parlamentares, que está marcada para as 9h da próxima quarta.
O rito
Conforme estabelecido na publicação, assumirá o comando da Casa no momento da cerimônia, o deputado Sebastião Rezende (União), por estar no seu sexto mandato, sendo o parlamentar mais antigo do Legislativo de Mato Grosso.
O presidente, ao anunciar que ocorrerá à eleição da Mesa Diretora, chamará os dois deputados com as maiores bancadas para contar os votos. Na nova legislatura, esses deputados serão Max Russi, da bancada do PSB, e Janaina Riva, da bancada do MDB.
A eleição da mesa é realizada de modo secreto, por meio de cédulas físicas, e a chapa que tiver maioria absoluta de votos, vence.
Ao ser encerrada a votação, toma posse imediatamente o novo comando da Casa. Este ano, a previsão orçamentária do Legislativo é de R$ 675 milhões.
Leia mais sobre o assunto:
Botelho e Max selam acordo e repetem cargos em eleição na AL