Mendes: Brasil precisa criar agenda pró-investimento privado
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Brasil precisa investir em uma agenda que favoreça obras e investimentos da iniciativa privada. Segundo ele, somente este plano faria todas as regiões no país crescerem.
A declaração foi dada na sexta-feira, em Brasília, onde Mendes se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com os ministros Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) Nísia Trindade (Saúde) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
“Se formos competentes para destravar essa agenda, o mercado, a iniciativa privada, têm apetite para investir em centenas de projetos em todo País”, afirmou em entrevista à CNN.
“A competência para se organizar essa agenda e colocá-la em marcha é fundamental e só ela pode fazer o Brasil crescer dois, três pontos percentuais durante os próximos anos em todas as regiões brasileiras”, completou.
O governador explicou que os representantes foram orientados pelo ministro Padilha a organizar e apresentar uma agenda de projetos estruturantes.
Apesar de classificar a ideia como “louvável”, Mendes enfatizou que hoje o Brasil não tem dinheiro para fazer grandes obras. Para ele, criar a agenda de obras seria a solução para não depender do investimento do dinheiro público.
“Uma agenda de obras, projetos e ações que depende muito mais de vontade, de marcos regulatórios, são concessões, é o licenciamento ambiental nesse país que é muito lento”, disse.