Lula cita chacina em Sinop, fila do osso e parceria com Mendes

Vinte anos após pisar em Rondonópolis pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o município para inauguração de um conjunto habitacional. 

 

Em discurso, o petista falou sobre o aumento de casos de violência no Brasil, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e firmou parceria com o governador Mauro Mendes (União). 

 

A disputa eleitoral terminou. […] O governador está eleito e eu quero trabalhar junto com ele

O presidente relembrou a chacina que culminou na morte de sete pessoas, em Sinop, para dizer que o País precisa voltar a ser “fraterno”.

 

“Vocês viram o que aconteceu em Sinop, quando um cidadão jogando sinuca – devia ser um vagabundo, porque jogar sinuca três horas da tarde não é para trabalhador – perdeu uma partida e resolveu matar sete pessoas sem nenhuma explicação”, disse.

 

“O país foi tomado pela violência, porque a mentira e o ódio predominaram. Quando o Brasil estava habituado a ser uma sociedade fraterna, que gosta de música, dança, futebol, trabalhar. Mas esse País foi tomado pelo ódio e tenho o compromisso de reestabelecer a fraternidade”, completou.

Mayke Toscano/Secom-MT

Lula em Rondonópolis - 03-03-2023

O presidente Lula, durante discurso

 

Em um discurso de mais de vinte minutos, o presidente sinalizou bandeira branca ao governador Mauro Mendes, que apoiou a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

“A disputa eleitoral terminou e eu queria que soubessem que, quando venho a um Estado, não quero saber se o governador foi contra ou a favor de mim. O governador está eleito e eu quero trabalhar junto com ele para governador para o povo do Estado”. 

 

“Eu tenho quatro anos para consertar esse país. Por isso, irei conversar com governadores, prefeitos e pessoas que gostam e não gostam de mim. Não estou propondo casamento para ninguém. Estou propondo governar. A gente precisa tratar o povo com respeito”, acrescentou.

 

Fila dos ossos

 

Não é explicável no País que é o terceiro produtor de alimento no planeta […] ter 33 milhões de pessoas passando fome

Lula ainda lembrou que Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país e é o maior exportador de carnes do mundo, mas ainda sim, tem episódios como a “fila dos ossinhos”.

 

“Foi aqui nesse Estado, um dos maiores criadores de gado do país, maior produtor de grãos, que aparece uma mulher na porta de um açougue recebendo osso para fazer sopa em casa. Não é explicável que o terceiro produtor de alimento no planeta, que é o maior produtor de proteína animal do mundo, a gente ter 33 milhões de pessoas passando fome”, disse. 

 

Desafio a bolsonaristas

 

Eles acabaram com tudo. Eu seria capaz de oferecer um prêmio para qualquer pessoa  que me dissesse um metro de obra que o Bolsonaro fez aqui. Eu duvido

Lula criticou o ex-presidente Bolsonaro. Disse que o presidente anterior “destruiu” o País e desafiou mato-grossenses a mostrar obras feitas pelo adversário.

 

Segundo ele, a única obra lançada por Bolsonaro foi uma microponte de madeira de 18 metros no interior do Amazonas.

 

“A gente pegou esse País semidestruído. Eles acabaram com tudo. Eu seria capaz de oferecer um prêmio para qualquer pessoa de Rondonópolis ou de Mato Grosso que me dissesse um metro de obra que o Bolsonaro fez aqui. Eu duvido”. 

 

“Esse País foi desmontado. E nós vamos montar. Eu quero dizer ao prefeito que voltarei aqui outra vez e você vai oferecer um churrasco e nesse churrasco vai ter a picanha”, brincou.

 



Mídia News