Projeto “Expedição Cirúrgica” da USP inicia triagem para realização do maior mutirão de cirurgias de Barra do Garças
Realizado em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de médicos da USP, o projeto irá atender 271 pacientes em dois dias.
SECOM-BG
A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), deram início nesta sexta-feira (21) à primeira etapa dos atendimentos do projeto “Expedição Cirúrgica”. Nesta sexta e sábado serão realizados 271 atendimentos para triagem de pacientes que aguardavam na fila de espera para a cirurgia.
A Expedição Cirúrgica é um projeto de extensão do curso de Medicina da USP, uma das instituições mais conceituadas da América Latina que promove, em todo o Brasil, um mutirão para suprir as demandas de consultas, exames e cirurgias. Barra do Garças é o primeiro município do estado de Mato Grosso a ser contemplado.
O projeto trouxe para o município cerca de 20 médicos de diferentes especialidades, enfermeiros e três equipamentos de ultrassonografia de última geração. Foram montados nove consultórios que realizam cerca de 15 atendimentos por hora, com consultas e realização de exames. Os atendimentos ocorrem em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Regional de Referência e Especialidade em Saúde.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves elogiou a estrutura montada para os atendimentos e parabenizou a logística da equipe. “Estão sendo atendidos 15 pacientes hora, em condições normais esses atendimentos demorariam muito mais para serem realizados. E mesmo durante o feriado a equipe está trabalhando com todo o empenho para ajudar nossa população” afirmou.
Dr. Adilson também destacou que o projeto irá descongestionar a fila de espera por cirurgias no município. “Temos uma demanda gigante no Hospital Municipal, onde somos polo de saúde da região e atendemos todas as cidades circunvizinhas. Este projeto é o maior mutirão de cirurgias já feito em nossa cidade e vai desafogar a fila por cirurgias “, pontuou.
Os pacientes selecionados pela triagem voltarão a ser atendidos na próxima etapa do projeto, que será realizada entre o final do mês de junho e a primeira semana de julho, com a realização de novos exames pré-operatórios e então as esperadas cirurgias. Cerca de 80 médicos de diferentes especialidades participarão dessa nova etapa, onde serão ofertadas cirurgias de: Vesícula por videolaparoscopia; Hérnia; Implantes de DIU; Histerectomia; Hemorroidas; Laqueadura e outras.