Posto de recebimento do inseto barbeiro é implementado em mais três UBS’s de Barra do Garças

Foram implementados nas UBS’s Santo Antônio I, III e Jardim Araguaia.

 

Secom-BG

 

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a implementação do Posto de Informação de Triatomíneos (PIT) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo Antônio I, Santo Antônio III e Jardim Araguaia para o recebimento do inseto barbeiro.

 

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Luanna Martins, a implementação do posto é essencial para identificar se o inseto barbeiro está contaminado com o Trypanosoma Cruzy, sendo o causador da doença de Chagas.

 

“Após a população realizar a entrega do inseto vivo, ele é encaminhado para o laboratório para que seja feito a identificação e o exame. Após recebermos o resultado, se for necessário, será realizada uma inspeção e aplicação de inseticida na residência”, explica a coordenadora.

 

Nos últimos meses, os Postos de Informação de Triatomíneos já foram implementados no Escritório Regional de Saúde, UBS’s Anchieta, Recanto das Acácias e Jardim Mangueiras, e até o momento já contam com sete Postos de Informação.

 

As implementações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, utilizando como critério os locais de maior incidência de insetos barbeiros.