Muito mais que segurança: o caso de Medellín, na Colômbia

Um dos exemplos notáveis de política pública direcionada à segurança e aliada ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda é o caso de Medellín, na Colômbia. Durante os anos 1990, a cidade de Medellín era conhecida como uma das mais violentas do mundo, tendo sido considerada a capital mundial do narcotráfico.

 

No entanto, a cidade passou por uma transformação significativa nas últimas décadas, com a redução da violência e a promoção do desenvolvimento econômico e social. O ex-prefeito de Medellín, Sergio Fajardo, liderou essa transformação, trabalhando em parceria com a Polícia Nacional da Colômbia para combater o crime organizado e os grupos armados ilegais e implementando uma série de políticas públicas que buscavam integrar as áreas mais pobres e violentas da cidade à economia formal e à sociedade em geral.

 

Fajardo investiu em programas de educação, cultura e esportes, criou bibliotecas públicas e centros de tecnologia em áreas vulneráveis, melhorou o transporte público e a infraestrutura urbana e promoveu parcerias público-privadas para incentivar a criação de empregos e empreendimentos.

 

Além disso, Fajardo implementou uma política pública de segurança que se baseava na prevenção, no controle dos espaços públicos e na integração da polícia com a comunidade. Ele criou a Unidade de Coordenação de Prevenção da Violência, que reúne as forças policiais, o governo local e a sociedade civil em ações de prevenção da violência e na promoção da convivência pacífica.

 

A visão de Fajardo, ao implementar em Medellín, política pública de segurança correlacionada ao desenvolvimento econômico teve um impacto significativo na cidade.

 

A violência foi reduzida em cerca de 95%, e a cidade se tornou um modelo de desenvolvimento urbano e social para outras cidades da América Latina e do mundo.

 

Em resumo, o exemplo de Medellín mostra que promover segurança pública de maneira transversal, sob a perspectiva do desenvolvimento econômico e social por meio de políticas públicas baseadas na prevenção, na integração com a comunidade, na promoção da cultura da legalidade e da convivência pacífica é um caminho a ser seguido na promoção do bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população.

 

Thiago Vinicius Pinheiro da Silva é secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. 

Mídia News