Prefeitura de Barra do Garças recebe do Rotary Club quase 4 mil kits para testagem de hepatites B e C
No total, foram entregues 3.850 kits, sendo 2.250 para a testagem de hepatite B e 1.600 kits para hepatite C.
Secom-BG
Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Barra do Garças recebeu mais de 3 mil kits para a testagem de hepatites, doados pelo Rotary Club de Barra do Garças. No total, foram entregues pela equipe 3.850 kits, sendo 2.250 voltados para a testagem de hepatite B e 1.600 kits destinados para a testagem de hepatite C.
Cada kit doado conta com lancetas para a coleta de amostras de sangue; cassetes, onde é realizada a leitura do sangue coletado; e o diluente (ou reagente), responsável pela reação química que mostra o resultado do exame.
No dia 28 de julho, Dia Mundial de Combate à Hepatite, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Rotary Club, realizará o Dia “D” para a testagem na população das hepatites B e C. “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a gravidade, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, que muitas vezes podem ser silenciosas e evoluir para formas graves, como câncer hepático e cirrose”, explicou a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins.
O prefeito municipal, Dr. Adilson Gonçalves, agradeceu por mais essa contribuição do Rotary em prol da população barra-garcense. “Quando o assunto é ajudar a promover mais saúde e qualidade de vida para a nossa população, nós não podemos deixar de citar o Rotary como um grande parceiro da gestão”, destacou.
Aproximadamente, 1,4 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por doenças associadas às hepatites. De acordo com a presidente do Rotary Club de Barra do Garças, Marlene Boechat, a doação dos kits de hepatite faz parte da campanha Hepatite Zero, um projeto mundial de erradicação das hepatites B e C idealizado pelo Rotary Club, que conta com a participação de 46 mil clubes rotarianos de todo o mundo.