Agerbarra leva informação à população sobre regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto de Barra do Garças

Agerbarra vai até a população levando informações e ouvindo consumidores de água

Por: Assessoria/Agerbarra

A Ouvidoria Itinerante da Agerbarra realizou um evento no dia 01/07 no salão comunitário do Jardim Nova Barra, com o intuito de levar informações relevantes à população sobre a existência de um órgão (AGERBARRA) que regula e fiscaliza os serviços de água e esgoto no município.

 

Durante o Evento esteve presente toda a diretoria da agência reguladora, bem com sua equipe, para atender ao público presente.

 

Fernando Farias, diretor de ouvidoria Agerbarra, fez a abertura do evento e salientou que o projeto Ouvidoria Itinerante busca expandir os canais de comunicação da Agerbarra, para atender as regiões com maior índice de reclamações e agilizar a resolução de problemas quando a agência reguladora é acionada pelo consumidor.

 

O diretor também destacou sobre a Tarifa Social no serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Barra do Garças. “Essa tarifa é destinada a beneficiar a população carente, oferecendo descontos de até 50% nas tarifas de consumo mensal relacionadas a esses serviços, desde que o consumo mensal de água não ultrapasse 15 m³/mês.”.

 

Durante o evento, a concessionária Água de Barra do Garças marcou presença e ofereceu uma série de serviços à população. Entre os principais serviços realizados estão:

 

Cadastro na Tarifa Social

A concessionária Água de Barra do Garças possibilitou o cadastramento dos moradores no programa de Tarifa Social. Essa iniciativa é fundamental para que as pessoas de baixa renda possam obter o desconto na conta de água e esgoto, contribuindo para a redução do impacto financeiro desses serviços.

 

Parcelamento de débitos

Outro serviço importante oferecido durante a Ouvidoria Itinerante foi o parcelamento de débitos. A concessionária possibilitou que os consumidores regularizassem suas contas em atraso, facilitando o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Pagamento de contas de água

Durante o evento havia um ponto disponibilizado para o pagamento, facilitando a quitação das contas de água. Essa facilidade proporcionou comodidade aos moradores, evitando deslocamentos desnecessários e permitindo o pagamento no local.

 

Emissão de segunda via da conta

Muitas vezes, os moradores podem perder ou extraviar a conta de água, o que dificulta o pagamento dentro do prazo estabelecido. Durante a Ouvidoria Itinerante, a concessionária Água de Barra do Garças ofereceu o serviço de emissão de segunda via da conta, garantindo que todos pudessem realizar o pagamento de forma correta e evitar possíveis transtornos.

 

Registro de solicitações de reparos

A equipe da concessionária esteve disponível para registrar solicitações de reparos relacionados ao serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Dessa forma, os moradores puderam relatar eventuais problemas e contar com o suporte necessário para solucioná-los.

 

Além dos serviços práticos, a Água de Barra do Garças também se preocupou em oferecer orientações sobre o consumo consciente de água. Com dicas e informações relevantes, os moradores puderam aprender a utilizar esse recurso natural de forma sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos hídricos.

 

O Procon também esteve presente no evento, ouvindo os consumidores e esclarecendo dúvidas relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Darlon Eduardo Vanni, ouvidor da agência reguladora, foi o principal palestrante e destacou que para registrar uma manifestação na Agerbarra é necessário tentar resolver primeiro o problema com o prestador de serviços de água e esgoto do município. E no caso de omissão da concessionária ou o não atendimento dentro do prazo, o usuário deverá procurar a ouvidoria da Agerbarra com o protocolo de sua manifestação, para que a agência possa notificar a prestadora de serviços.

 

O Diretor Presidente da Agerbarra, Clerismar Ferreira, enfatizou que essa aproximação com a população facilita para o consumidor expor suas preocupações, fazer sugestões, reclamações e denúncias, que são devidamente documentadas e analisadas para a melhoria do serviço de abastecimento de água e esgoto no município. E que a agência desempenha um papel fundamental na fiscalização, regulação e mediação dos serviços, visando sempre o bem-estar e a satisfação da população.

 

A Agerbarra está situada na Travessa 13 de junho, número 82, no Setor Sul ll em Barra do Garças. Essa localização estratégica facilita o acesso da população, proporcionando um canal direto de comunicação e atendimento para eventuais demandas e esclarecimentos. Para entrar em contato com a ouvidoria da Agerbarra e obter mais informações sobre os serviços prestados, basta ligar para o número 66 3401-9555. A equipe estará pronta para atender e fornecer o suporte necessário.