Produtor rural do Araguaia é eleito presidente da Aprosoja em MT
A chapa Aprosoja Forte venceu a eleição da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o biênio 2016/2017 nesta segunda-feira (9). Com o resultado, o produtor rural Endrigo Dalcin, de Nova Xavantina (cidade a 651 km de Cuiabá, no Araguaia), torna-se o novo presidente da associação em substituição a Ricardo Tomczyk.
Dos 3.741 associados aptos a votar, 2.437 foram às urnas, sendo que na eleição passada compareceram 1.001 associados. A chapa de Dalcin venceu 1.531 votos, o que representa 60% dos votos válidos. Já a chapa Unir para fortalecer recebeu 885 votos.
O resultado das eleições será homologado em até sete dias. A posse do novo presidente está marcada para o dia 10 de dezembro em Cuiabá.
A chapa Aprosoja Forte venceu em 16 dos 23 núcleos que votaram. Os municípios que mais registraram votos foram Sorriso (316), Sinop (197) e Nova Mutum (157), localizados no Médio-Norte de Mato Grosso, maior região produtora de soja do estado. Dalcin venceu ainda nos municípios da região do Araguaia, onde fica seu município, como Água Boa (77 votos), Canarana (105), Nova Xavantina (63, por unanimidade) e Querência (65).
A chapa venceu inclusive na base eleitoral de Carlos Fávaro, atual vice-governador do estado e presidente da Aprosoja antecessor a Tomczyk: em Lucas do Rio Verde, a chapa de Dalcin obteve 95 votos contra 59.
Os municípios onde a chapa Unir para Fortalecer venceu são das regiões Oeste – como Campo Novo do Parecis (107 votos), Campos de Júlio (48), Diamantino (85), Tangará da Serra (138) – e Sul – como Rondonópolis (89), Alto Garças (30 votos) e a capital, Cuiabá (34).
Aprosoja
Mato Grosso é o maior estado produtor de soja do país. Para a safra 2015/2016, é esperada uma produção de 29 milhões de toneladas no estado. Neste cenário, as principais propostas da chapa vencedora à frente da Aprosoja são a melhoria na logística do estado, o fomento à pesquisa para melhor defesa sanitária e a articulação de políticas agrícolas para o setor.
“O resultado mostrou o fortalecimento e a união dos produtores do Estado. Sinalizou também que a nossa candidatura estava consolidada e que os membros da chapa são líderes em suas regiões. As bases fizeram esta eleição”, afirmou o presidente eleito da Aprosoja.
No mesmo processo eleitoral também foram eleitos cerca de 140 delegados dos Núcleos da Aprosoja, que são os representantes da entidade na base, junto ao agricultor. O resultado com o nome dos delegados eleitos será divulgado até quarta-feira (11). Todos os ocupantes de cargos eletivos na associação são voluntários.
“O processo eleitoral transcorreu com tranquilidade e reforçou o exercício de cidadania do agricultor de Mato Grosso”, avaliou Glauber Silveira, presidente da Comissão Eleitoral.