Secretário diz que investimentos superam os anteriores e cita avanços na Educação
O cenário de crise não afetou a educação em Barra do Garças em 2017. Um levantamento feito pela secretaria responsável pela área aponta que os investimentos superaram os últimos anos. Os números são comemorados pelo secretário Albérico Rocha Lima, titular da pasta.
Segundo ele, sete escolas foram reformadas e duas ganharam quadras cobertas. Além disso, o ginásio de esportes Arnaldo Martins passou por reforma completa; 100% de climatização em todas as escolas municipais; aquisição de equipamentos de informática e imobiliário; implantação do sistema de internet nas escolas da zona urbana e distritos; e reestruturação da biblioteca Valdon Varjão.
A estrutura da educação em Barra do Garças é a maior da região leste de Mato Grosso, com 15 escolas na sede e nos distritos; nove creches e oito escolas com 20 salas anexas nas aldeias indígenas da Terra São Marcos; 426 professores são responsáveis por um contingente de 6 mil alunos.
Programas
Neste ano de 2017, a secretaria de Educação priorizou vários programas, com destaque para o Mais Educação, Alfabetização na Idade Certa e Sinfonia nas Escolas, para o atendimento de alunos nas faixas infantil, jovem e adultos. “Nosso objetivo foi melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais”, reforça Albérico.
Segundo ele, além da estrutura física e programas educacionais, outra preocupação foi com a qualificação dos professores por meio de cursos de formação continuada. “Embora as dificuldades tenham sido grandes, posso afirmar com convicção que foi um dos melhores anos para o setor em Barra do Garças. O prefeito Roberto Farias nos deu total autonomia para que a educação tivesse esse salto de qualidade”, avalia o secretário. (FA/RDNews)