No Dia Mundial de Combate à Hepatite, 28, Prefeitura de Barra do Garças e Rotary Club promovem ação na Feira de Agricultura Familiar

A ação será realizada nesta sexta-feira (28), a partir das 15h, com a testagem segura e sigilosa de hepatites B e C.

 

Secom-BG

 

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Rotary Club de Barra do Garças, promoverá o Dia “D” para a testagem das hepatites B e C na população, nesta sexta-feira, dia 28 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Hepatite. A ação será realizada na Feira de Agricultura Familiar, a partir das 15h.

 

Em junho, a Prefeitura Municipal recebeu da equipe do Rotary Club mais de 3 mil kits para a testagem de hepatites na população. Ao todo, foram entregues 3.850 kits, que contabilizam 2.250 para a testagem de hepatite B e 1.600 kits para a testagem de hepatite C.

 

Além de testagem, a ação do dia 28 de julho também contará com atividades de conscientização e orientação sobre a gravidade, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, explicou a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins. “As hepatites virais são consideradas um sério problema de saúde pública e podem evoluir para formas graves, como câncer hepático e cirrose entre os pacientes acometidos”, pontuou.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites B e C afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo, causando cerca de 1,4 milhões de mortes por ano. Apesar de ser silenciosa em muitos casos, a hepatite pode apresentar alguns sintomas, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

No dia da ação, será montado um espaço com profissionais da saúde no local, com um espaço seguro e sigiloso para a testagem e o acompanhamento do resultado. O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, explicou que é fundamental a identificação dos sintomas, a detecção e a definição imediata de tratamento e alertou para a importância da testagem para hepatites virais.