Filiados pedem espaço; Bezerra e Juarez podem ir para embate
A eleição para comandar o MDB Mato Grosso, que ocorre em agosto, deve ser disputada pelo atual presidente da sigla, ex-deputado Carlos Bezerra, e pelo deputado federal Juarez Costa. A informação é do ex-secretário de Estado e deputado estadual Silvano Amaral.
A pública intenção de Juarez disputar o comando da sigla pode colocar fim à hegemonia de Bezerra, que está como presidente do MDB há 28 anos.
Internamente, alguns filiados defendem que haja um acordo entre ambos e cheguem a um consenso para que no dia da eleição, mas sim chapa única.
Caso não ocorra, os dois emedebistas devem ir para o embate e chefiará a sigla quem receber mais votos dos filiados.
A eleição é disputada pois o MDB é considerado uma das maiores siglas do Estado, com quatro deputados estaduais, dois federais e 23 prefeitos.
À Rádio Cultura, Silvano Amaral revelou que há um descontentamento por parte dos parlamentares eleitos por não terem representatividade dentro do Diretório Estadual.
“A grande reclamação, que não é só do Juarez, mas dos deputados e dos prefeitos, é que a gente precisa de mais participação no diretório do partido. Para se ter uma ideia na Executiva do partido tem apenas o Juarez, o Bezerra, a Janaina [Riva, deputada estadual] e o Emanuel Pinheiro [prefeito de Cuiabá]. Não tem mais ninguém”, afirmou.
A defesa de Silvano é para que não haja disputa no dia da convenção. Ele defendeu que houvesse um diálogo entre os interessados para se chegar a um consenso.
“Os caciques que têm mandato, como os deputados Doutor João, Juca do Guaraná e Janaina, precisam sentar e achar um caminho. Tudo isso bem costurado e organizado a gente possa chegar em um consenso”, disse.
“Se isso não for possível, vão pro embate. A democracia está aí e quem quiser disputar, é isso. Eu defendo uma boa conversa, uma boa composição e até mesmo com vistas no próximo pleito”, emendou.