Senador: “O único que se beneficiou politicamente da Aprosoja foi o Fávaro” – VIDEO

 

O senador interino Mauro Carvalho (União) rebateu as declarações do ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) sobre uma politização da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Para ele, somente o ministro se beneficiou politicamente da entidade.

Fávaro, durante oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na manhã desta quinta-feira (17), disse que a associação se “politizou” e “perdeu legitimidade” ao longo dos anos.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Carvalho disse que recebeu com surpresa a fala e relembrou o histórico político do ministro.

“Ora, se alguém se beneficiou da Aprosoja politicamente foi o próprio ministro Carlos Fávaro, que saiu da presidência da Aprosoja, para ser vice-governador na gestão do governador Pedro Taques, depois se tornou senador e hoje ministro da Agricultura”, disse.

Não tem nenhum outro presidente que assumiu a Aprosoja que se tornou político depois

“Então, o único beneficiário da Aprosoja foi o próprio ministro Carlos Fávaro, porque não tem nenhum outro presidente que assumiu a Aprosoja que se tornou político depois”, emendou.

Ao final, Carvalho disse ser solidário e que respeita as instituições de produtores rurais do Estado.

“Eu quero externar meu total apoio à Aprosoja, Ampa, Acrimat, Famato: vocês têm a minha admiração e meu respeito. Os produtores de Mato Grosso fazem a diferença no desenvolvimento e no crescimento desse Estado”, completou.

Veja o vídeo:

Depoimento na CPI

A declaração do ministro sobre a Aprosoja ocorreu após ele ser questionado pelo deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) sobre a atuação da entidade.

Fávaro disse ao parlamentar que foi um dos fundadores da entidade, e passou por todos cargos, como delegado, presidente e vice. O momento gerou estranhamento entre os dois.

“A entidade perdeu legitimidade nos temas e na forma de como conduzir. Ela se politizou e fico muito triste com os caminhos que a Aprosoja tomou”, disse o ministro.

Foi quando Salles acusou o ministro de ser “apadrinhado” pelo ex-ministro Blairo Maggi e de fazer a defesa da família junto à gestão petista.

“O senhor ataca produtores e defende só os Maggi, mas tudo bem”, disparou.

Leia mais sobre o assunto:

Fávaro provoca Salles, que rebate: “Usou Bolsonaro para se eleger”

Mídia News