Câmara Municipal de Barra do Garças lança campanha de prevenção a incêndios: “QUEIMADAS, APAGUE ESSA IDÉIA”
O presidente da Câmara, vereador Zé Gota, enfatizou que o legislativo está contribuindo para a responsabilidade social e a proteção ambiental
A Câmara Municipal de Barra do Garças está promovendo, ao longo de todo o mês de setembro, a campanha “QUEIMADAS, APAGUE ESSA IDEIA”, com o propósito de prevenir incêndios urbanos e rurais no município. Além da veiculação de anúncios em emissoras de rádio e televisão, estão sendo disponibilizadas cartilhas educativas com orientações sobre como evitar focos de incêndio. Os cidadãos podem obter essas cartilhas ao visitarem o prédio da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, vereador Zé Gota, enfatizou que o legislativo está contribuindo para a responsabilidade social e a proteção ambiental. “Precisamos conscientizar a população! Estamos testemunhando vários casos de queimadas que afetam a saúde de todos nós. Essa cartilha é mais um recurso educativo importante para isso”.
No período de junho a outubro em Mato Grosso, há um aumento significativo no número de incêndios, causando um grande impacto ambiental e afetando a qualidade do ar devido à fumaça em excesso.
Este ano, a região de Barra do Garças registrou vários focos de queimadas. Portanto, é fundamental não subestimar a gravidade desse problema. A legislação de crimes ambientais (Lei nº 9.605, artigo 54) classifica a queimada urbana como um ato de poluição que pode colocar em risco a saúde da população, a segurança dos animais e a preservação da flora. Aqueles que cometem essa infração estão sujeitos a pena de até quatro anos de reclusão, além de multas.
A cartilha, lançada no início do mês, destaca a importância da prevenção e as penalidades para os responsáveis por incêndios, incluindo medidas para evitar o início do fogo, como não descartar bitucas de cigarro no chão, evitar queimar entulhos e lixo, manter a área próxima de casa e locais de preservação ambiental livre de vegetação seca, e evitar fogos de artifício, entre outras.
Em caso de flagrante de pessoas iniciando incêndios, a cartilha orienta a população a denunciar, entrando em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (66) 3401-1351/ (66) 99612-0815, a Associação Amigos dos Animais (66) 99209-1134 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.