Deputado e ex-secretário são presos pelo Gaeco em ação sobre fraudes no Detran
RDNews
O Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quarta (9) a 2ª fase da operação Bereré, que apura fraude à licitação e cobrança de propina no Detran-MT. Entre os presos estão o deputado Mauro Savi, que também foi afastado do cargo, e o ex-secretário da Casa Civil Paulo Taques. Além de Roque Anildo Reinheimer e Claudemir Pereira dos Santos, vulgo Grilo.
São seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Todos foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, por meio do desembargador José Zuquim, que relata o caso. A nova fase, denominada Bônus, é um desdobramento da primeira após a análise de documentos e depoimentos colhidos durante o curso das investigações.
A Bereré foi deflagrada em 19 de fevereiro. O órgão fiscalizador apura a existência de um amplo esquema de corrupção envolvendo parlamentares. Tem como base o acordo de colaboração premiada (delação) do ex-presidente do Detran Teodoro Moreira Lopes, o “Dóia”. Savi é apontado pelo MPE como o líder do esquema.