Mendes: Polarização será fator determinante nas eleições 2024
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a polarização entre direita e esquerda será “determinante” para o resultado das eleições municipais deste ano.
Acredito que essa polarização entre direita e esquerda vai ser um componente importante e determinante
Diferente de outras lideranças políticas de Mato Grosso, Mendes crê que a divisão ideológica que ganhou força em 2018, reforçada em 2022, deve se estender para o pleito deste ano no Brasil.
“As eleições municipais tendem a ser uma discussão mais local, sobre o problema do lixo, do bairro, da escola, da qualidade urbana. Porém, acredito que essa polarização entre direita e esquerda vai ser um componente importante e determinante no resultado das eleições de 2024”, afirmou em entrevista à Revista Exame.
Apesar de não ter citado a situação de Cuiabá, a cidade hoje tem os pré-candidatos a prefeito, deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e federal Abílio Brunini (PL), como representantes da esquerda e direita na Capital, respectivamente.
Já o União Brasil, partido liderado por Mendes, o pré-candidato é o deputado estadual Eduardo Botelho, que se coloca ao centro desta polarização.
Efeitos em 2026
Na visão de Mendes, além de ser um ponto crucial nas eleições municipais no País, a divisão entre direita e esquerda deve ditar o que acontecerá em 2026.
“Assim sendo, isso vai apontar claramente para qual será o rumo em 2026. Então, essa polarização vai estar presente em 2024 e acho que também será determinante em 2026”, completou.