Avião evita choque com outro ao tentar pousar em aeroporto de MT

Folhamax

Um voo da Avianca teve que passar pelo procedimento de arremetida na noite de quarta-feira no Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá. Segundo um passageiro ouvido pelo site Olhar Direto, o avião, um Airbus A320, teria efetuado o procedimento após perceber a decolagem de outra aeronave, no momento do pouso.

De acordo com a Infraero, a arremetida se deu por conta da mudança na direção do vento. O procedimento de arremeter uma aeronave é feito quando o comandante do voo percebe que a “final” não está em condições totais de segurança.

Ele então aumenta a potência dos motores e volta a subir o avião. Em seguida, todo o procedimento de aproximação é refeito e a aeronave pousa normalmente.

No caso do vôo 6382 da Avianca, que fazia o trajeto entre Campo Grande e Cuiabá, a arremetida se deu a 1.150 pés (350 metros), quando o avião estava com velocidade de 144 nós (266 km/h). De acordo com o passageiro, o procedimento, que não oferece risco algum, gerou tensão entre os passageiros.

A aterrisagem aconteceu minutos depois, pela mesma cabeceira da pista do aeroporto de Várzea Grande. “A companhia esclarece que a manobra é um procedimento padrão na aviação e visa, acima de tudo, a segurança de todos a bordo, prioridade número um da empresa”, diz nota da Avianca.