Municípios do Araguaia estão entre os 10 com o menor eleitorado na região Centro-Oeste
Do G1 MT
Cinco municípios de Mato Grosso estão entre os 10 com menos eleitorados na região Centro-Oeste, segundo estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Araguainha, é o primeiro município a aparecer no ranking, com um total de 945 eleitores, seguido por Serra Nova Dourada, que tem um eleitorado composto por 1.367 pessoas – o que rendeu ao município a 3ª posição no levantamento.
A 5ª e a 6ª posição do ranking ficaram com os municípios de Santa Cruz do Xingu e Novo Santo Antônio, respectivamente, que possuem eleitorados formados por 1.507 e 1.673 pessoas.
O último município mato-grossense listado no quadro é Ponte Branca, que possui apenas 1.775 eleitores aptos a votarem este ano.
O levantamento foi feito pela CNM com base em dados divulgados no dia 31 de maio passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo mostra, ainda, que Mato Grosso é o 2ª estado da região Centro-Oeste com o maior número de eleitores, com 2,3 milhões de pessoas aptas a votar neste ano, o que corresponde a 21,7% do eleitorado da região, ficando atrás apenas de Goiás, com um eleitorado de 4,4 milhões, que corresponde a 41,45% do total.
As estatísticas do TSE apontam que há um total de 10,6 milhões de eleitores aptos a votar na região Centro-Oeste em 2018. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 15,8 milhões de habitantes na região em 2017, então os eleitores consistem em 67,1% da população residente.
Mais eleitores que moradores
O estudo apontou que o estado possui cinco municípios em que o número de eleitores é maior do que a quantidade de habitantes: Acorizal, Itaúba, Porto Estrela, Ponte Branca e Araguainha.
Segundo o TSE, as diferenças ocorrem devido a flexibilidade que o domicílio eleitoral possibilita ao permitir ao cidadão morar em uma cidade e votar em outra por causa da distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil.