Homem é preso e autuado por pesca ilegal de 141 kg de pirarucu
Um pescador foi autuado pelo Ibama na Ilha do Bananal, em São Félix do Araguaia (a 1.159 km de Cuiabá), uma área proibida para a pesca. Ramiro Bandeira foi flagrado durante a Operação Espera, deflagrada pela Unidade de Barra do Garças no rio Araguaia. Com o infrator foram apreendidos 141 kg de pirarucu.
O pescador já havia sido preso em dezembro do ano passado por pescar no período da piracema e por caçar tartarugas da Amazônia. Além disso, ele teve os materiais de pesca e um barco e um motor apreendidos, mas voltou a praticar crimes ambientais.
A operação foi deflagrada no dia 22 e encerrada no dia 30 de junho, dentro da Semana do Meio Ambiente, que percorreu os municípios de Ribeirão Cascalheira, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia. Além do pescador autuado, o Ibama apreendeu seis barcos, seis motores, uma canoa de fibra, 10 carretilhas de pesca com varas, sete molinetes, cinco caixas de instrumentos de pesca, 141 kg de pirarucu e 10 kg de pescado diversos; 12 tartarugas, quatro redes de pesca de pirarucu e três de naylon. Seis autos de infração foram lavrados e R$ 142 mil de multas aplicadas.
Segundo o chefe do Ibama em Barra do Garças, Leandro Nogueira, a operação teve como objetivo descapitalizar o infrator, apreendendo os apetrechos de pesca, já que as penas para os crimes ambientais ainda são brandas no país e o índice de reincidência é alto.
A operação teve o apoio da Polícia Militar, a ONG Aliança da Terra, responsável pelo Parque Estadual do Araguaia e prefeituras. (FA/RDNews)