Violência sem fim: Grande Cuiabá registra 7 homicídios durante o feriado prolongado

Pelo menos sete pessoas foram assassinadas na Grande Cuiabá durante o final de semana prolongado, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na última sexta-feira (20). De sexta-feira (20) até a manhã deste domingo (22), a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou sete casos de homicídios, sendo cinco em Cuiabá e dois em Várzea Grande, região metropolitana da Capital.

Na capital, segundo a DHPP, foram registradas ocorrências nos bairros Alvorada, Jardim Passaredo, São Matheus, Jardim Vitória e CPA II. Em Várzea Grande, as mortes ocorreram, conforme a Polícia Civil, na Avenida Couto Magalhães e no bairro Figueirinha. Segundo a delegada Anaíde Barros, titular da DHPP, a maioria das vítimas possuem antecedentes e maior parte dos casos já possui autoria confirmada.

“Nesse histórico de crimes, a maioria são casos de vingança, acerto de contas. Temos identificadas a autoria de quase todos os casos, porque eles [vítimas] têm precedência, tem histórico. Nos fins de semana, as pessoas saem, bebem em excesso e isso as torna mais vulneráveis, o que facilita o aumento da criminalidade”, afirmou.

Duas das mortes investigadas pela Polícia Civil foram por espancamento, sendo uma delas na praça cultural do bairro CPA II, em Cuiabá. Segundo testemunhas, quatro homens saíram de um carro e agrediram um grupo de usuários de drogas. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu.

Balanço parcial

Conforme o setor de estatísticas da Polícia Civil, até 31 de outubro deste ano, já foram registrados 315 assassinatos em Cuiabá e Várzea Grande, além de 22 casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Segundo a instituição, foram 187 homicídios na capital nesse período e 128 ocorrências em Várzea Grande.

Os dados parciais deste ano apresentam queda quando comparados com o mesmo período de 2014. Naquela ocasião, 375 pessoas foram assassinadas em 10 meses e outras 26 morreram em ocorrências de latrocínio.

Tentativa de assalto

No início da tarde de domingo, um suspeito de 29 anos morreu após tentar assaltar um policial militar, em Várzea Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele atirou contra a vítima, acertando-a de raspão. O PM teria reagido e atingido o suspeito no tórax e na perna direita. Socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, o suspeito morreu cerca de três horas depois. (Do G1 MT)