Abílio domina o TikTok mesmo sendo o candidato com menos publicações

O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da UFMT (Midiáticus) firmou uma parceria com o Instituto Democracia em Xeque, financiado pela Fundação Henrich Boll, para monitorar a atuação dos candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal de Cuiabá no TikTok durante as eleições deste ano. A cada 15 dias, os dois grupos vão divulgar dados sobre o desempenho dos políticos na plataforma de vídeos curtos, uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil.

• Em Cuiabá, Abilio Brunini (PL) é o candidato com maior engajamento no TikTok na primeira semana da corrida eleitoral, apesar de ser o que menos publicou na plataforma;

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• Partidos de direita e extrema direita dominam as visualizações no TikTok na primeira semana de campanha em Cuiabá: PL alcança o dobro de visualizações do União Brasil, seguido do Novo;

• Kennedy (MDB) lidera em postagens, mas Abilio (PL) tem mais visualizações e interações no TikToK que os demais candidatos;

• Na primeira semana de campanha no TikTok, Abílio foca no discurso contra corrupção, Botelho destaca apoio do governador Mauro Mendes, Lúdio se concentra no transporte público e na justiça social, e Kennedy enfatiza transparência e gestão eficiente. 

O projeto “Hubs Regionais Eleitorais – Monitoramento das Eleições Municipais no Brasil no TikTok”, une a capacidade de coleta de dados do Democracia em Xeque à expertise de análise local de 10 grupos de pesquisa em todo o país. O Midiáticus é o único representante do Centro-Oeste na iniciativa, que produzirá cinco relatórios sobre o pleito na capital de Mato Grosso.

O primeiro relatório, divulgado nesta segunda-feira (9), revela que, no período de 16 a 25 de agosto de 2024, o candidato Abilio Brunini (PL) se destacou com o maior engajamento no TikTok, mesmo sendo o que menos postou vídeos na plataforma.

Os dados coletados mostram que partidos de direita e extrema-direita dominam as visualizações no TikTok em Cuiabá. O Partido Liberal (PL), ao qual Abilio está filiado, acumulou 109.335 visualizações na primeira semana da campanha, quase o dobro do União Brasil (58.565 visualizações). O Novo aparece em seguida, com 48.036 visualizações. Em contraste, partidos como PSOL, PRTB e Podemos registraram um número significativamente menor de interações.

Ainda de acordo com o relatório, Kennedy (MDB) foi o candidato com maior número de postagens, publicando 26 vídeos durante o período analisado, que somaram 3.815 visualizações. Apesar disso, Abilio Brunini foi o grande destaque em termos de alcance e engajamento, mesmo com apenas 12 vídeos publicados. Seus conteúdos acumulam 96.530 visualizações, superando os demais candidatos em popularidade. Lúdio Cabral (PT) ficou em segundo lugar em termos de interações, com 158.

Narrativas e estratégias eleitorais no TikTok

Além dos números, o relatório apresenta uma análise qualitativa das narrativas adotadas pelos candidatos em seus vídeos. Conforme a publicação, Abilio Brunini (PL) focou em um discurso de combate à corrupção, posicionando-se como um candidato incorruptível e comprometido com a renovação política. Também propôs a criação da Guarda Municipal e o programa “Vigia + Mulher”, para melhorar a segurança pública, com ênfase na proteção às mulheres.

Eduardo Botelho (União Brasil), por sua vez, destacou sua conexão com o governador Mauro Mendes e buscou mostrar que sua influência política pode trazer recursos estaduais para beneficiar Cuiabá. O candidato do MDB, Domingos Kennedy centralizou sua campanha na ideia de transparência e gestão eficiente. Uma de suas principais propostas é a criação da Controladoria do Prefeito, para garantir a condução responsável de obras e contratos públicos.

Já Lúdio Cabral (PT) focou em questões sociais, com destaque para a proposta de redução da tarifa do transporte público (BRT) para R$ 1, além de denunciar contratos que, segundo ele, beneficiaram interesses particulares. O candidato apresentou-se como defensor de uma gestão participativa e voltada para a justiça social.

O levantamento mostra como todos os candidatos à Prefeitura de Cuiabá incorporaram o TikTok em suas estratégias eleitorais. Durante o período analisado, a plataforma, que possui forte apelo entre os eleitores mais jovens, foi utilizada para a publicação de 78 vídeos pelos postulantes, gerando quase 160 mil visualizações, cerca de 1,3 mil comentários e 620 compartilhamentos.



Estadão MT