Botelho cita excesso de fake news em campanha: Foco é Cuiabá
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União) criticou o excesso de fake news nas campanhas eleitorais e afirmou que os adversários deviam estar focados em soluções para Cuiabá.
Não tem o que mostrar de trabalho e ai mostram mentiras. A campanha não pode ser focada nisso
O embate entre os candidatos fez com que ocorresse uma série de batalhas judiciais para derrubada de conteúdo. Botelho foi alvo dos adversários, principalmente nas primeiras semanas de campanha.
“Nossa assessoria jurídica tem dito que tem muita fake news e eles estão combatendo”, afirmou ao MidiaNews.
“Evidentemente tem caído do ar as suas matérias e publicações, porque são mentirosas. Não tem o que mostrar de trabalho e ai mostram mentiras. A campanha não pode ser focada nisso, tem que ser focada em soluções para Cuiabá e eu estou trabalhando em cima de soluções”, disse.
O candidato ainda citou a ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez duras críticas às fake news e ao que ela chamou de “algoritmo do ódio” nas campanhas municipais.
“Nacionalmente, a ministra Carmen Lúcia disse essa semana que a Justiça tem que ser mais ágil e rápida para dar respostas a essas fake news”, afirmou.
A menos de 10 dias do dia da eleição, que ocorre no dia 6 de agosto, Botelho afirmou que tem deixado a responsabilidade de combater notícias falsas com sua equipe jurídica.
Segundo ele, seu foco nesta reta final de campanha é se dedicar ao corpo a corpo com a população mostrando seu projeto.
“Não estou gastando energia com isso, estou gastando energia com o meu propósito, que é arrumar Cuiabá, com meu projeto. Não sei se estão falando de mim ou não. Isso fica com a equipe jurídica. Estou fazendo meu trabalho, focando na Capital, em buscar soluções e mostrar para as pessoas o que realmente queremos para Cuiabá”.