Candidatos a prefeito gastaram R$ 24 milhões em campanha
Às vésperas da eleição municipal, que ocorre no domingo (6), os candidatos a prefeito de Cuiabá somaram R$ 24.739.293 em gastos com despesas da campanha.
Os dados foram registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgados pelo site Divulgacand nos perfis dos candidatos.
Estão na disputa pela sucessão do Palácio Alencastro: Eduardo Botelho (União), Abílio Brunini (PL), Lúdio Cabral (PT) e Domingos Kennedy (MDB).
Para o primeiro turno do pleito, a Justiça Eleitoral determinou um limite de R$ 13.322.541 para uso nas campanhas. Apesar da soma milionária, nenhum dos candidatos alcançou o teto de gastos.
Quem mais teve despesas foi o candidato Eduardo Botelho, que somou R$ 10.512.666 para custear sua campanha eleitoral. Dentre os adversários ele também é o que recebeu mais recursos, com R$ 13.659.666 em caixa.
O maior gasto do candidato foi com produção de vídeos e programas para televisão e rádio, com custo superior a R$ 2,3 milhões. Com publicidade por materiais impressos Botelho também gastou mais de R$ 1,9 milhão.
O segundo que mais teve despesas na campanha foi Abílio, com um total de R$ 7.379.674. O candidato do PL teve mais de R$ 3 milhões de despesas em serviços “diversos”, que não foram especificados.
Já seu segundo maior gasto foi com serviços advocatícios, com despesas de R$ 712 mil. Também foi detalhado o gasto de R$ 491.390 em doações para outros candidatos e partidos.
Ao longo da campanha Abílio acumulou R$ 9.051.889 em recursos, sendo o segundo candidato com mais dinheiro em caixa.
Com R$ 4.324.600 em despesas, Lúdio Cabral foi o terceiro candidato que mais teve gastos na campanha.
Assim como Botelho, o maior gasto do petista foi com produção de vídeos e programas de televisão e rádio, que custaram R$ 1,2 milhão. Ele também teve R$ 610 mil de despesas com serviços advocatícios.
O que menos teve despesas foi Kennedy, com um total de R$ 2.522.352. Seus gastos com a campanha quase alcançaram o total de recursos que ele conseguiu arrecadar, que foi de R$ 2.630.850.
Suas maiores despesas foram com produção de programas, R$ 715 mil, e publicidade por adesivos, R$ 236.918.