A força da representatividade feminina
A crescente representatividade feminina na política brasileira é um marco da evolução social em nosso país e o recente pleito em Cuiabá reforça a importância dessa pauta. De forma histórica, oito mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal: Samantha Iris (PL), Maysa Leão (Republicanos), Paula Calil (PL), Michelly Alencar (União), Maria Avalone (PSDB), Dra. Mara (PODE), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia Manteli (PSB).
Essa conquista não se trata apenas de números, mas é um momento de fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder. Cada uma dessas vereadoras eleitas carrega consigo a voz de muitas mulheres que, por muito tempo, tiveram seus anseios e necessidades postergados.
A diversidade de partidos representados pelas oito vereadoras eleitas também mostra que a pauta da representatividade feminina não é restrita a uma ideologia, mas é uma luta conjunta por mais espaço e influência.
Como mulher e parlamentar, vejo essa movimentação como fundamental para que possamos garantir que as questões que afetam diretamente as mulheres — como saúde, educação, violência doméstica e desigualdade salarial — sejam tratadas com a seriedade e o comprometimento que merecem.
A presença de mais mulheres em cargos públicos amplia o olhar sobre essas demandas e garante que políticas públicas sejam formuladas a partir de uma perspectiva mais inclusiva e equitativa.
É preciso continuar promovendo e apoiando iniciativas que incentivem a participação feminina na política. Isso começa desde a base, com educação e conscientização, passando por campanhas de engajamento e, finalmente, com a criação de oportunidades reais para que mais mulheres possam concorrer a cargos eletivos e ocupar espaços de liderança.
Em todo o Brasil, o avanço da representatividade feminina tem sido notável. Em Mato Grosso não foi diferente. Tivemos 277 vereadoras e 12 prefeitas eleitas. Esses números refletem o impacto da mobilização feminina na política e a transformação em curso. É a maior participação feminina da história de nosso Estado.
Para as novas prefeitas e vereadoras de Mato Grosso, vejo a força de um futuro promissor, onde mais mulheres não só participarão ativamente da vida pública, mas também liderarão transformações fundamentais em nossa sociedade.
Como deputada federal, reafirmo meu compromisso com essa causa e sigo batalhando para que a representatividade feminina avance ainda mais, garantindo às mulheres não apenas a voz, mas também o poder de decisão em todas as esferas do nosso país.
A política brasileira está mudando e essas oito vereadoras eleitas em Cuiabá são a prova de que esse processo de transformação já começou. Que sigamos fortalecendo essa corrente de progresso e igualdade.
Coronel Fernanda é deputada federal por Mato Grosso.