Autor de chacina em MT que chocou o País vai a júri na terça
Um dos julgamentos mais aguardados dos últimos anos em Mato Grosso será realizado na próxima terá-feira (15), a partir das 8h30, em Sinop. Quem vai se sentar no banco dos réus é Edgar Ricardo de Oliveira, que matou sete pessoas – entre elas uma menina de 12 anos – no dia 21 de fevereiro de 2023 após ser derrotado em jogos de sinuca.
O Tribunal do Júri será presidido pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca. O julgamento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na plataforma YouTube.
Não há previsão para a duração do julgamento, mas há possibilidade de que se estenda até a madrugada.
Edgar, que confessou os crimes, participará do julgamento por meio de videoconferência. Ele está preso preventivamente na Penitenciária Central de Mato Grosso (PCE), em Cuiabá, e afirmou não ter interesse em participar de maneira presencial.
Sua defesa, patrocinada pela Defensoria Pública Estadual, no entanto, estará no plenário do júri. O réu terá acesso à entrevista particular com seu defensor, antes e durante o julgamento.
O réu será julgado por seis homicídios com quatro qualificadoras (motivo torpe, meio cruel, perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas, além do homicídio da menina, que tem qualificadora por ser menor de 14 anos. Ele também responde por furto e roubo.
O caso
O crime aconteceu na tarde do dia 21 de fevereiro de 2023, após Edgar e Ezequias Souza Ribeiro perderem duas partidas de sinuca. Depois de serem alvo de piadas das pessoas que participaram do jogo, vão até uma caminhonete, estacionada na porta do estabelecimento, e pegam duas armas. Eles voltam para dentro do bar.
No vídeo da câmera de segurança do estabelecimento é possível ver, claramente, que os dois atiradores pedem para que algumas vítimas fiquem viradas para a parede. Um deles, que está com uma espingarda calibre 12 mm, dispara. Algumas pessoas tentam correr, mas são atingidas já fora do bar. Uma delas é uma menina de 12 anos. O pai dela também morreu.
Após a execução, eles correm de volta para a caminhonete, mas voltam. Um para pegar o dinheiro da aposta, que está sobre a mesa de sinuca, e o outro para pegar alguma coisa no chão, perto de uma das vítimas. Na sequencia eles fogem. Edgar se entregou à Polícia dois dias depois do crime, após saber da morte de Ezequias, durante confronto com a polícia numa área de mata, próxima ao aeroporto de Sinop.