Surpresas eleitorais em Cuiabá e VG marcaram a semana
A semana na Região Metropolitana teve início com uma virada inesperada do PL nas eleições municipais, que ocorreram no domingo (6). Na Capital, os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) foram para o segundo turno e desbancaram Eduardo Botelho (União), que até então aparecia como o favorito na maioria das pesquisas.
Abílio fechou as urnas como o candidato mais votado, 126.944 mil votos, ou 39,61%. Já Lúdio recebeu 90.719 mil votos, o que corresponde a 28,31% do eleitorado cuiabano. Botelho teve 88.977 mil votos, enquanto Domingos Kennedy (MDB) teve 13.805 mil votos..
Em Várzea Grande, a surpresa foi a eleição de Flávia Moretti (PL) em cima do atual prefeito Khalil Baracat (MDB). Ela teve 50,54% dos votos válidos, o que corresponde a 68.760 mil votos, e Khalil 61.005 mil votos, com 44,84%.
Nos demais 140 municípios, o União Brasil elegeu o maior número de prefeitos, com 60 eleitos. Até então, o partido comandava 59 prefeituras. Em segundo lugar ficou o PL, com 21 prefeituras, seguido pelo MDB, PSB e Republicanos.
Além dessas notícias, também foram destaques na semana o roubo à casa da mãe do ex-governador Dante de Oliveira, a renovação na Câmara Municipal de Cuiabá com o PL e PSB sendo as maiores bancadas, o caso de um professor de taekwondo acusado de estuprar uma aluna, a eleição para presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o feminícidio de uma mãe presenciado pelas filhas.
-
Abílio e Lúdio no segundo turno
A eleição municipal em Cuiabá ocorreu no domingo (6), e levou os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) ao 2º turno, que será no dia 27 de outubro.
O resultado inesperado foi que, o até então candidato Eduardo Botelho (União), favorito nas pesquisas, ficou de fora da disputa.
A diferença de votos entre Abílio e Lúdio foi de 36.225 mil votos, enquanto de Lúdio e Botelho foi de apenas 1.742 votos.
-
Leia mais:
Abílio vence 1º turno com 39,6% e enfrenta Lúdio, que teve 28,3%
Botelho diz que fez campanha propositiva e nega “prepotência”
Abílio: “É tudo surpresa; resultado contrariou todas as pesquisas”
Lúdio diz que voto de Mendes o honrará e rechaça polarização
Abílio venceu nas 4 zonas eleitorais; Lúdio superou Botelho em 3
-
Flavia Moretti surpreende em VG
Em Várzea Grande, a surpresa foi a eleição da advogada Flávia Moretti (PL) e de seu vice, o empresário Tião da Zaeli (PL). A dupla desbancou o atual prefeito da cidade, Khalil Baracat (MDB), que era apoiado pelo senador Jayme Campos (União).
Além de Moretti e Khalil, também concorreram a professora Leliane Borges (PT), que ficou em terceiro lugar com, 5.646 votos, seguida de Milton Oliveira (PSOL) que recebeu apenas 648 votos votos.
Flávia anuncia “pente-fino” em gestão Kalil e concessão do DAE
Flávia fará demissões, concessão do DAE e redução do IPTU
Prefeita eleita anuncia marido como secretário em Várzea Grande
-
PL e União elegem mais prefeitos
-
Conforme os dados das eleições, o União Brasil foi o partido que teve o maior número de prefeitos, com 60 eleitos. A sigla conseguiu manter sua hegemonia no Estado, onde já tinha 59 prefeituras.
-
O partido é seguido do PL, com 21 prefeituras. Apesar da diferença, o PL foi o mais votado nos quatro maiores colégios eleitorais. A sigla elegeu prefeitos em Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, além de ter avançado para o segundo turno em Cuiabá.
-
Leia mais:
União elege 60 prefeitos; PL fica em 2º e MDB em 3º; ranking
PL vence em 4 e União em 3 das dez maiores cidades de MT
-
Roubo à residência mãe de Dante
Dois assaltantes invadiram a casa de dona Maria Benedita Martins, de 103 anos, mãe do ex-governador de Mato Grosso, Dante Oliveira. O caso ocorreu na noite de domingo (6), e eles roubaram o veículo da idosa.
Câmeras de segurança flagraram que dona Maria foi rendida pelos criminosos quando chegava em casa. No vídeo, é possível ver o momento em que um dos ladrões retira a idosa do carro com o auxílio de uma cadeira de rodas.
Após entregá-la a uma cuidadora, ele entrou no veículo e fugiu com seu comparsa. Ambos foram presos na terça-feira (8), após a esposa de um deles denunciar o crime.
-
Leia mais:
Ladrões invadem casa da mãe de Dante e roubam carro
PM prende homens que invadiram casa da mãe de Dante
- PL e PSB serão as maiores bancadas da Câmara
O PL, partido de direita, e o PSB, de centro-esquerda, serão as maiores bancadas da Câmara de Cuiabá no legislativo de 2025 a 2028. O resultado da eleição municipal também colocou 11 novatos na Casa de Leis.
Conforme divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSB foi a sigla mais votada na Capital e terá quatro cadeiras, mesma quantidade conquistada pelo PL.
Empatados com três cadeiras estão o União Brasil, o Republicanos e o PV. Podemos e Solidariedade terão duas cadeiras em Cuiabá. Outros seis partidos terão apenas uma vaga.
- Leia mais:
PL e PSB serão as maiores bancadas da Câmara de Cuiabá; lista
Câmara de Cuiabá tem 11 novatos; esposa de Abílio é a mais votada
“População pedia mudança”, diz Samantha sobre renovação na Câmara
MT terá maior representação feminina nas Câmaras na história
- Professor de taekwondo é acusado de estuprar aluna em Cuiabá
A Polícia Civil está investigando o professor de taekwondo Fernando Henrique Sena, de 36 anos, acusado de estuprar uma aluna de 14 anos na Associação Puma de Taekwondo, no Bairro CPA 1, em Cuiabá. Após o caso vir à tona, outras denúncias contra o professor chegaram à Polícia.
Em entrevista ao MidiaNews, a mãe de um dos atletas, que preferiu não se identificar, contou que o caso veio a público após a última viagem que Fernando fez com três atletas para uma competição em Salvador (BA), entre os dias 10 a 17 de setembro.
A viagem contou com três atletas menores de idade, sendo dois meninos de 15 anos e uma menina de 11. Ao menos três vítimas teriam registrado boletins de ocorrência contra o professor.
Leia mais:
Professor de taekwondo é acusado de estuprar aluna em Cuiabá
“Ele tocou minhas partes íntimas e disse que iria fazer massagem”
- Por 2 votos, Zuquim é eleito presidente do Tribunal de Justiça
O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na quinta-feira (10). Com o resultado, ele comandará o Judiciário mato-grossense no biênio 2025-2026.
O magistrado concorria à cadeira com o desembargador Gilberto Giraldelli, de quem venceu por dois votos de diferença. A votação ficou em 19 a 17.
O pleno do TJ-MT também escolheu como vice-presidente a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, única concorrente, com 35 votos.
A posse dos membros eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro e a entrada em exercício em 1º de janeiro de 2025.
- Leia mais:
Por 2 votos, Zuquim é eleito presidente do Tribunal de Justiça
-
Homem mata esposa na frente das filhas em MT
Márcia Nogueira de Paula, de 39 anos, foi assassinada pelo marido, identificado como Gersonias Henrique dos Santos, de 40 anos, na madrugada de quinta-feira (10), em sua casa, no Município de Colniza.
Ele teria matado Márcia a facadas a frente das filhas de 9 e 18 anos. Momentos antes do crime, o casal estava bebendo em um bar e tiveram uma discussão, relataram testemunhas.
Após o homicídio, o criminoso fugiu em uma motocicleta e até o momento não foi localizado. Ele é procurado pela Polícia.
Leia mais:
Homem mata esposa com golpes de faca na frente das filhas
Polícia faz caçada para prender acusado de matar esposa em MT