Brigadistas indígenas controlam fogo em aldeia no Parque Nacional do Xingu em MT

Do G1 MT

rigadistas indígenas que fazem parte do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), dirigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conseguiram, na quinta-feira (30), controlar um incêndio que atingiu a aldeia Tehuhungu, dentro do Parque indígena de Xingu, próximo a Canarana, a 838 km de Cuiabá.

De acordo com informações do gerente do PrevFogo na região, Jorge Rafael Costa Torres, ainda não é possível medir a área atingida pelo fogo. No entanto, o Ibama já trabalha, por meio de satélite para identificar a dimensão e os prejuízos.

Segundo informações repassadas pelos índios, o incêndio começou há alguns dias, após uma indígena acender uma fogueira e, ao tentar apagar, ela não percebeu que o fogo continuou.

“Havia muito vento naquele dia, fagulhas atingiram a mata e o fogo começou rápido”, disse a moradora da aldeia, Ysani Kalapalo.

O irmão de Ysani gravou um vídeo em que mostra uma área atingida pelas chamas.

Mesmo com o fogo controlado, equipes do PrevFogo continuam no local para evitar novos focos. Outros brigadistas do Ibama devem chegar ao local neste sábado (1).