Polícia prende acusado de matar garimpeiro a tiros em MT
Um homem identificado como Ithalo Deillor Silva Ferreira foi preso na tarde desta terça-feira (15) acusado de ter assassinado o garimpeiro José Espanton, o ‘Zé Gavião’, de 46 anos, na conveniência de um posto de combustível no dia 28 de setembro, em Aripuanã (960 km de Cuiabá).
Ithalo, que agiu na companhia de outro homem, foi detido em uma quitinete na cidade e portava um revólver calibre 38, grande quantidade de munição e drogas. Ele confessou que executou o crime.
José Espanton foi alvo de diversos tiros e morreu ainda no local. A dupla na moto saiu em fuga logo após o crime.
Segundo a Polícia Civil, Ithalo afirmou que teria ido para a cidade no intuito de fortalecer uma facção criminosa, que seria contrária ao grupo do qual supostamente José Espanton fazia parte.
Além desse crime, ele ainda confessou ter matado Willian Matheus Pereira Soldera, pela mesma motivação, no último dia 8.
O comparsa que estava pilotando a moto no crime ainda não foi localizado. As investigações da Polícia Civil continuam a fim de identificar outras pessoas ligadas aos crimes.
Mais dois faccionados detidos
Outras duas pessoas acusadas de terem participação na execução do garimpeiro também foram presas.
Na mesma quitinete onde os policiais localizaram Ithalo, estava Jhennifer Vitória Pares Silva, de 20 anos, que tinha um mandado de prisão definitiva em aberto, expedido pela 5ª Vara Criminal de Sinop pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
Ela havia sido condenada a 10 anos de reclusão.
Em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), policiais da Derf (Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis) prenderam Genilson dos Santos e Santos Ferreira, de 29 anos. De acordo com a investigação, ele deu apoio logístico a integrantes da facção criminosa em Aripuanã e foi o responsável por alugar as casas usadas por Ithalo.
Os detidos foram encaminhados para as delegacias de Rondonópolis e Aripuanã, onde foram interrogados e passarão por audiência de custódia. Depois, eles serão encaminhados para unidades do sistema prisional.
O caso
O assassinato de José Esponton foi flagrado pelas câmeras de segurança do posto de combustível.
Nas imagens, é possível observar que a vítima está sentada com um grupo de pessoas em uma mesa no pátio da conveniência, quando é surpreendida pelos assassinos.
Em seguida, uma dupla chega ao local em uma moto vermelha. Um dos homens desce e vai em direção a José e atira diversas vezes, até ele cair no chão.
Após os disparos a dupla fugiu e o executor permanecia foragido até esta terça. A Polícia Civil segue investigando o caso.
Veja o vídeo:
Leia mais: