VÍDEO: MP da Venezuela acusa Lula de forjar acidente para não ir à Cúpula dos Brics

O Ministério Público da Venezuela, por meio de um comunicado assinado pelo procurador-geral Tarek William Saab, acusou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva de simular um acidente doméstico como pretexto para não comparecer à recente Cúpula dos BRICS, realizada em Joanesburgo, na África do Sul. A emissora estatal venezuelana interrompeu sua programação para anunciar a declaração, na qual Saab alega que Lula teria usado o acidente como uma “cartada” para evitar o encontro com o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

De acordo com o comunicado, o procurador-geral afirma ter “fontes diretas e próximas” do Brasil que teriam informado sobre a manipulação do evento, sugerindo que a ausência de Lula na Cúpula dos BRICS serviu para encobrir o veto do Brasil à participação da Venezuela.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Lula da Silva manipulou um presunto acidente para usá-lo assim de coartada, com o fim de não assistir à recente Cúpula dos BRICS”, alegou Saab.

O comunicado prossegue com a acusação de que a suposta farsa teria sido uma estratégia para evitar confrontos sobre o veto à participação da Venezuela no grupo.  Saab também mencionou que a repercussão sobre a veracidade do acidente foi impulsionada por um vídeo divulgado recentemente em que Lula aparece aparentemente ileso e “atuando com cinismo”.

A declaração de Saab denuncia o que considera uma “atitude indigna e nefasta” do governo brasileiro, que, segundo ele, estaria seguindo “obedientemente as instruções de inimigos históricos dos nossos povos”. Saab afirma que a atitude do Brasil na cúpula foi um ataque à Venezuela e pede uma investigação para esclarecer o que considera uma “mentira” que Lula teria utilizado para enganar “o Brasil, os BRICS e o mundo inteiro”.



Estadão MT