Abilio avalia fundir as secretarias de Fazenda e Planejamento
O prefeito eleito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) revelou que entre as primeiras ações que irá tomar quando assumir o comando do Palácio Alencastro, em 1º de janeiro, será a remodelação das secretarias municipais.
A gente quer criar uma Secretaria de Esporte, separada da Cultura
De antemão, Abílio adiantou que quer fundir as secretarias de Fazenda e Planejamento e separar a Cultura do Esporte.
“A gente quer criar uma Secretaria de Esporte, separada da Cultura. Ter uma secretaria própria para Esporte, Cultura e para Turismo. Só que a Secretaria de Fazenda e Planejamento a gente está pensando fundir”, afirmou em entrevista ao programa Roda de Entrevista.
“Porque a gente pensa que aquele que gasta [Planejamento] tem que conversar com aquele que recebe [Fazenda]. É uma mudança de conceito”, emendou.
Segundo Abílio, as modificações também passarão por remodelações. Entre as citadas pelo prefeito eleito estão a Secretaria de Obras Públicas e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos.
“Pretende remodelar as secretarias. Em muitas daremos uma reorganizada e mudaremos a forma conceitual delas. […] A gente está na fase de elaboração desses princípios”, afirmou.
Criação
Abílio já anunciou a criação de uma secretaria voltada à causa animal e outra pasta para buscar recursos em Brasília.
Alguns nomes para ocupar os cargos no primeiro escalão da nova gestão já foram anunciados: do arquiteto e urbanista José Afonso Portocarrero; do economista Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior; da médica Lúcia Helena Barboza Sampaio; e da vice-prefeita eleita Vânia Rosa (Novo).
Veja a entrevista:
Leia mais sobre o assunto:
Abilio define arquiteto e economista para compor sua equipe